Onde os chefs comem? Com Carol Albuquerque, do Fresta, em São Paulo

Compartilhar notícias
A chef gaúcha Carol Albuquerque colheu experiência e conhecimento nos melhores restaurantes durante sua carreira. Ela já passou por casas estreladas e reconhecidas, como Maní, Chez Claude, Clos e Refúgio, e, agora, inaugura o próprio empreendimento em São Paulo: o Fresta.
O restaurante-bar fica localizado no coração de Pinheiros e apresenta a cozinha plural e com multirreferências de Carol, que também se especializou em liderar a implementação de restaurantes festejados na capital, como o Taraz, de Felipe Bronze, no hotel Rosewood.
“Eu me envolvo em tudo: da reforma do espaço, passando pelo conceito, escolha dos pratos e da equipe”, resume a Carol sobre o seu trabalho.
A seguir, a chef indica seus restaurantes prediletos na capital paulista. De culinária mediterrânea, japonesa e saudável, há opções para todos os gostos.
Conheça 6 restaurantes em São Paulo, segundo a chef Carol Albuquerque:
Tordesilhas

Adoro o clima familiar e acolhedor do restaurante Tordesilhas, localizado na Alameda Tietê, no Jardins. Outro aspecto que me fascina é a cozinha da Mara Salles, que cresceu vendo a mãe fazer um trabalho incrível e desenvolveu uma pesquisa profunda sobre a culinária brasileira.
Amo o bobó de camarão, os bolinhos “errados” de mandioca fritos, a casquinha de siri, a pimenta da casa e a caipirinha de caju com limão.
Restaurante Tordesilhas: Alameda Tietê, 489 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3107-7444 / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 19h às 23h30; sábado, das 12h às 17h e das 19h30 às 23h30; domingo, das 12h às 17h.
Pato Rei

O Pato Rei, em Pinheiros, é um café japonês que serve comidinhas deliciosas para todos os momentos do dia — também há outra unidade na Berrini. Guardo um carinho pelo café, pois fez parte dos meus passeios diários de carrinho com o meu filho Frans quando ele era pequeno.
Adoro o clima despojado e os degraus na frente da entrada da casa, onde podemos sentar ao ar livre para tomar um café. Sempre tomo um ginger ale, que é muito saboroso e refrescante. Também gosto muito do expresso com leite, que é cremoso e equilibrado.
Pato Rei: Rua Ferreira de Araújo 353 - Pinheiros - São Paulo-SP / Tel.: (11) 3816-7979 / Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 9h às 17h; de sexta a domingo, das 9h às 19h.
Futuro Refeitório
Ver essa foto no Instagram
Adoro almoçar um bowl de salada que tem no cardápio do Futuro Refeitório, restaurante que guarda uma memória afetiva em Pinheiros. O prato pode ser acompanhado de arroz integral, folhas e vários itens indicados no menu, que o comensal pode escolher conforme preferir.
No meu caso, coloco sempre abacate, ovo, brócolis, pepino japonês, tomate-cereja, queijo fresco, farofa de pão, dukkah e um molho de amendoim. Fica muito bom!
Além disso, a casa oferece bebidas geladas sem álcool, que são muito refrescantes e gostosas. Em especial, indico pedir a limonada de coco queimado e o drinque buena onda, que leva suco de limão, xarope de pêssego, manjericão e especiarias.
Futuro Refeitório: Rua Cônego Eugênio Leite, 808 – Pinheiros - São Paulo-SP / Tel: (11) 3085-5885 / Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 8h às 23h; sábado, das 9h às 23h; domingo, das 9h às 16h.
Lida Padaria

A Lida Padaria, também em Pinheiros, tem uma proposta que eu amo: a de trabalhar somente com grãos integrais. Para completar, os ingredientes são moídos em um moinho próprio da casa para a produção dos pães.
Em especial, alguns itens me chamam muito a atenção. É o caso do pão de sementes e o bolo de milho e ricota, além das opções semanais de folhados.
Lida Padaria: Rua João Moura, 911 - Pinheiros - São Paulo -SP/ Tel.: (11) 99577-5432 (WhatsApp)/ Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 11h às 19h.
Aiô Restaurante

É muito legal ver o trabalho de uma nova geração de cozinheiros com tanta qualidade, técnica e sabor como no Aiô Restaurante, casa de culinária taiwanesa na Vila Mariana. O envolvimento dos chefs Victor Valadão e Caio Yokota, sócios do Mapu também traz uma pessoalidade ímpar para a casa.
Os sócios se permitem arriscar, explorar e colocar em prática novas ideias, ousar com os temperos, técnicas e iguarias tão típicas de Taiwan, ilha do continente asiático bem próxima da China, mas que possui uma cozinha única. Essa combinação de fatores torna tudo muito saboroso e bonito.
Para completar, o Aiô entrou para o Guia Michelin 2024 na categoria Bib Gourmand, que avalia restaurantes com ótima qualidade e bom custo-benefício.
Aiô Restaurante: Rua Áurea, 307, Vila Mariana – São Paulo – SP / Tel.: (11) 5083-4778 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h às 22h50
Sushiguen

Sentar no balcão e se deixar levar pelos sushis, sashimis e outros preparos do chef Takeshi Shimizu no Sushiguen, no bairro Paraíso, é pura emoção. Meu destaque vai para o cuidado e para a tradição que existe no trabalho que a casa faz.
Prova de que vale a pena conhecer e frequentar o endereço é que o local marcou 78,50 pontos e entrou no guia La Liste 2025 — que teve 14 estabelecimentos brasileiros na lista divulgada no ano passado.
Todos os anos, o ranking compila os mil melhores restaurantes do mundo de acordo com uma extensa base de dados, pautada por guias, publicações e avaliações de clientes de 200 países.
Sushiguen: Rua Manuel da Nóbrega, 76 – Loja 13 – Paraíso, São Paulo–SP / Tel.: (11) 5461-0787 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h; sexta e sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h30; fechado aos domingos e feriados.