Onde os chefs comem? Com Ana Cremonezi Medrano, do Ella Fitz, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

A chef Ana Cremonezi Medrano
A chef Ana Cremonezi Medrano Gabriella Dell'Aquila

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

Atualmente no comando do Ella Fitz, mistura de bar e restaurante italiano na Rua dos Pinheiros, Ana Cremonezi Medrano soma no currículo passagem por casas conhecidas da capital paulista, como o extinto Arola 23, que ocupava o 23° andar do hotel Tivoli Mofarrej, e o Ferra Jockey, dentro do Jockey Club de São Paulo, o qual liderou por cinco anos.

Por outros seis anos, a profissional também esteve à frente da própria cozinha, no Annjur, desta vez no interior do estado, na cidade de São José do Rio Preto.

Desde abril, se juntou à dupla Paulo Barros e Salvatore Loi para criar um cardápio baseado na culinária mediterrânea servido no Ella Fitz, casa de ares rústicos modernos que ocupa um galpão revestido por madeira e possui um longo balcão em pleno bairro dos Pinheiros.

Além de pilotar os fogões do restaurante, a chef experimenta outros sabores pela capital e compartilha a seguir seus endereços prediletos para comer bem em São Paulo:

 

Aizomê

Setto Tonkatsu do Aizomê; settos da casa têm gohan, misoshiru, salada, tsukemono e acompanhamentos sazonais / Rubens Kato

O trabalho da Telma Shiraishi é indiscutivelmente interessante. O Aizomê é de fato um restaurante saboroso, com ótima representação da cozinha japonesa.

A casa, que tem unidade nos Jardins e na Japan House, nos serve uma culinária japonesa tradicional com toques autorais. Entre as opções há settos com escolha de diferentes proteínas, donburi e peças de sushi e sashimi.  Ao meu ver, é um lugar que acalenta a alma.

Aizomê (Jardins): Alameda Fernão Cardim, 39 – São Paulo – SP / Tel.: (11) 97247-3862 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: almoço de segunda a domingo, das 11h30 às 14h30; jantar de segunda a sábado, das 18h às 22h.
Aizomê (Japan House): Avenida Paulista, 52 – São Paulo – SP/ Tel.: (11) 91296-4199 / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 11h30 às 16h30

AE! Cozinha

Charcutaria do AE! Cozinha é um dos pontos alto da casa na Vila Mariana / Giuliana Nogueira

O AE! Cozinha, dos chefs Ygor Lopes e Walkyria Fagundes, é realmente um lugar de descobrimento. Eles servem uma charcutaria de primeira e vinhos ótimos, com um cuidado notável.

A casa funciona como uma cozinha sazonal na Vila Mariana e é local para ir sem pensar e ser muito surpreendido. Além disso, o restaurante figura na lista Bib Gourmand do Guia Michelin.

AE! Cozinha: Rua Áurea, 285 – Vila Mariana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3476-8521 / Horário de funcionamento: quinta e sexta, das 18h às 23h; sábados, 13h às 16h e das 19h às 23h; domingos, 13h às 16h.

Pão com Carne – Hamburgueria


Para mim, o Pão com Carne tem o melhor hambúrguer da cidade. A carne é perfeita, há um equilíbrio de ingredientes e tudo é muito saboroso. Além disso, o blend da casa é demais!

Quem está por trás do negócio é o Pedro Valsas, que abriu a casa em 2015 e de lá pra cá se tornou uma das hamburguerias mais queridas de São Paulo.

Pão com Carne – Hamburgueria: Rua Joaquim Floriano – 595 – Itaim bibi, SP / Tel.: (11) 95139-9587 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h30 às 23h.

Pipo

É aquele programa dois em um: como o Pipo fica dentro do Museu da Imagem e do Som (MIS), já é possível emendar uma atividade cultural extra.

Mas o que vale mesmo é a genialidade do menu do chef Felipe Bronze. No Pipo, ele serve o tipo de comida que me sinto feliz de ver e, claro, de comer. É uma cozinha cheia de brasilidade com ênfase na brasa e feita para ser compartilhada.

Pipo: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3530-1760 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 12h às 16h e das 18h às 23h; sábados e feriados, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 17h.

De Segunda Restaurante

Guioza de joelho de porco do De Segunda / Tina Bini

O De Segunda nos oferece uma cozinha democrática de verdade. Seja para botecar ou para matar a fome, cabe para o dia todo – inclusive, como o nome diz, o restaurante abre às segundas-feiras.

Júlia Tricate e Gabriel Coelho são os nomes por trás da empreitada no Itaim Bibi, que propõe uma reinterpretação de pratos da culinária brasileira. A casa tem cozinha aberta e pegada moderninha, com menu executivo nos dias de semana e pratos principais que vão de carne bovina, frutos do mar, peixes e massa.

De Segunda Restaurante: Rua Prof. Tamandaré Toledo, 160 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-2900 / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 16h; das 19h às 23h; domingo, das 12h às 16h; fechado às terças.