Onde comer na região de Luján de Cuyo, em Mendoza

Valorizando ingredientes regionais, sempre com excelentes opções de vinhos para harmonizar, restaurantes são distribuídos em bodegas e lugares charmosos da região

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia , Mendoza, Argentina

Além de ser a capital do vinho na Argentina, Mendoza é sinônimo de boa gastronomia. Suas regiões não só abrigam lindas paisagens e produções de rótulos premiados mundo afora, como também restaurantes que se destacam pela criatividade em menus sazonais, valorizando principalmente produtores locais.

Em Luján de Cuyo, localizada na parte alta do Rio Mendoza, e próximo do centro de Mendoza, ótimas opções são encontradas. A maioria das vinícolas abriga restaurantes que funcionam de forma à parte, com a Cordilheira dos Andes e a esplendorosa natureza como pano de fundo. Eles oferecem cardápio à la carte ou menus em etapas harmonizados com suas próprias produções.

Com uma identidade cultural e histórica que dão forma à chamada ‘terra do Malbec’ os visitantes também encontram na região outros estabelecimentos que oferecem asados e delícias típicas argentinas sejam para café da manhã, almoço ou jantar em ambientes charmosos fora das bodegas.

Confira 8 opções para experimentar em sua passagem por Luján de Cuyo.

Restaurante do Rosell Boher Lodge

Rosell Boher Lodge trabalha com ingredientes sazonais de produtores da região / Reprodução Facebook

Situado no hotel e vinícola de mesmo nome, o restaurante Rosell Boher tem vistas que enquadram lago e piscina – e, claro, toda a beleza do entorno da Cordilheira dos Andes.

Fora do circuito turístico, em Luján de Cuyo, a 45 km do centro da cidade de Mendoza, o local rodeado por vinhedos oferece uma cozinha pautada em conceitos sustentáveis a partir de ingredientes da estação e prioriza os produtores locais, encurtando distâncias de transporte e gerando um conceito gastronômico colaborativo.

Os menus harmonizados podem ser de quatro a seis tempos que duram entre 1h30 e 2h. Vale dizer que há ainda um bar na adega, a qual tem capacidade para mais de 25 mil garrafas.

Rosell Boher Lodge: Servidumbre de Paso S/N entre Ruta Prov 86 y Ruta 7, 5509, Mendoza, Argentina / Reservas e horários disponíveis via site.

El Mercadito

El Mercadito tem unidade em Luján de Cuyo e traz em seu cardápio opções para todas as horas do dia em um ambiente charmoso / Reprodução Instagram

O El Mercadito tem duas unidades em Mendoza. Uma delas é em Chacras de Coia, distrito de Luján de Cuyo, a cerca de 13km do centro da cidade. Nos últimos anos, esta região foi bastante desenvolvida em termos de gastronomia. Em um local charmoso, rodeado de verde.e mesas de madeira, oferece no cardápio opções à la carte para café da manhã, brunch e almoço, com massas, risotos e peixes, além de entradinhas, sanduíches, saladas e também o menu do dia, com prato principal, bebida e sobremesa a um preço fixo. Cervejas, drinques e, claro, vinhos argentinos compõem a carta de bebidas.

Viamonte 4961, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina/Tel.: (+54) 261 496-2267/Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 00h. Reservas e informações podem ser encontradas neste link.

Fogón Cocina de Viñedo by Bodega Lagarde

Restaurante Fogón
Restaurante Fogón / Tina Bini

Situado em vinhedos centenários da Bodega Lagarde, de 1897, o Fogón está rodeado pela natureza.  A cozinha do restaurante aposta nos ingredientes locais e na combinação de diversas técnicas de cocção ao fogo: chapa, brasa, grelha, chama e fornos. Ele está aberto todos os dias para almoço e jantar e, em ambos os casos, o cliente pode escolher entre um menu harmonizado de quatro ou sete etapas, ou opções à la carte. É claro também que os melhores rótulos da vinícola ganham destaque nas experiências.

San Martín 1745, M5507 Mayor Drummond, Mendoza, Argentina/Tel.: (+54) 9 261 681-5961/Horário de funcionamento: almoço todos os dias, das 12h30 às 18; jantar às sextas e sábados, das 20h30 a 1h/Reservas podem ser feitas pelo site.

Zonda Cocina de Paisaje

Restaurante Zonda, da Bodega Lagarde, oferece comida autoral com insumos locais / Tina Bini

No mesmo endereço, o visitante da Bodega Lagarde tem mais uma opção de restaurante, o Zonda Cocina de Paisaje. Também com um vista deslumbrante, ele oferece diferentes experiências ao cliente, que pode escolher entre passar o dia no local conhecendo todas as suas dependências e tudo que vai da horta à mesa, incluindo café da manhã, degustação de vinhos e almoço; ou apenas optar pela experiência gastronômica harmonizada que pode ser em cinco ou sete etapas com criações autorais do chef.

San Martin 1745, Mayor Drummond (5507), Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina/Tel.: (+54) 9 261 302-3412/Informações de horários e reservas podem encontradas pelo site

Sagrada Cocina

Restaurante Sagrada Cocina fica em uma casa centenária, em Luján de Cuyo; local também tem um bar e oferece café da manhã em seus jardins / Reprodução Facebook

Comandado pelo chef argentino Lucas Busto, o Sagrada Cocina abriu as portas em 2021 e está localizado em uma mansão centenária. Valorizando a gastronomia regional e com uma seleção especial de vinhos, enfatizam que se consideram artistas por ‘aprenderem a quebrar as regras’. A decoração remete aos séculos passados e a experiência gastronômica pode ser desfrutada no salão imponente da casa no jantar – o cardápio muda de acordo com a época do ano.

O local oferece ainda café da manhã, almoço e lanche da tarde em seus jardins, além de um bar aberto de segunda a sábado, com apresentações de djs às sextas e sábados. Um detalhe importante: é necessário reserva para qualquer uma destas opções.

Almte Brown 2380, Luján de Cuyo/Tel: (+54) 9 2617 63-1700/Horário de funcionamento: Café da manhã: de terça a domingo, das 9h às 12h; almoço de terça a domingo, das 13h às 15h; à tarde, das 16h às 19h. Jantar no restaurante: segunda a sábado, das 20h às 23h; bar funciona de segunda a sábado, das 20h às 2h, com apresentações de djs às sextas e sábados. Reservas pelo telefone: (+54) 9 2617 63-1700 ou pelo site.

Las Marias Parrilla

Para quem busca um bom churrasco argentino em Mendoza, Las Marias Parrilla oferece diferentes opções de empanadas, tortas e carnes / Las Marias Parrilla

Para quem não dispensa o asado argentino, Las Marias Parrilla oferece diferentes opções de carnes e pratos tipicamente do país em um ambiente rústico. No cardápio, sugestões de tapas, tábua com cortes especiais, paella, canapés, empanadas e batatas rústicas ganham destaque.

Juan José Paso- Lateral Norte 272, M5505 Luján de Cuyo, Mendoza/Tel.: (+54) 0261 525-7366/Horário de funcionamento: de quarta-feira a sexta, das 21h a 1h, aos sábados e domingos, das 13h às 17h e das 21h a 1h. 

Ojo de Agua

Localizado na Bodega Ojo de Agua, visitantes têm menu em etapas ou à la carte à disposição; Cordilheira dos Andes e vinhedos compõem o cenário para o almoço / Reprodução Facebook

Na Bodega Ojo de Agua, fundada pelo suíço Dieter Meyer, grande apaixonado pela Argentina, há um restaurante que oferece um autêntico almoço do país aos visitantes. Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, o cliente tem a experiência à sombra de lindas árvores do local, acompanhados também de vinhos produzidos pela vinícola. O cardápio varia, mas empanadas e, claro, o tradicional asado (churrasco) argentino têm seus espaços garantidos. A grelha do local fica repleta de todos os tipos de cortes de carne bovina premium. Há opção à la carte ou um menu em quatro etapas. O cardápio pode ser conferido neste link. Degustações de vinhos e piqueniques também estão disponíveis, além de um passeio pela bodega.

Bajo Las Cumpres S/N, Luján – Agrelo 5507, Mendoza/Tel.: +54 9 2615 73-1688/Horário de funcionamento do restaurante: todos os dias, das 12h30 às 15h. Tour e degustações segunda a sexta, das 10h às 12h ou 15h às 17h. Reservas pelo telefone ou site

Primula Cantina Ferroviaria

Primula Cantina Ferroviaria está dentro da Bodega Estrella de Los Andes, em Mendoza. Cardápio muda às terças-feiras / Reprodução Facebook

Na Bodega Estrella de Los Andes, localizada em Perdriel, Luján de Cuyo, num edifício dos anos 1900, está a Primula Cantina Ferroviaria. Ela está tematicamente disposta ao lado do vagão de uma ferrovia, tendo mesas à disposição também dentro do espaço e uma decoração que te leva aos anos 1940 – as fotos instagramáveis por lá estão garantidas. É claro que as massas ganham destaque no menu, mas ele é alterado toda terça-feira e busca oferecer uma boa variedade de produtos frescos aos visitantes, sem deixar de lado delícias argentinas. Aos sábados, o local serve um menu em sete etapas.

Olavarría 255, Perdriel, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina/Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h/Reservas podem ser feitas pelo número: (+54)  261-2213899.

Tópicos