Onde comer em Zurique: 11 endereços na maior cidade da Suíça

De restaurante vegetariano mais antigo do mundo a mercado gastronômico descolado, Zurique apresenta restaurantes dos mais diversos tipos para diferentes gostos e bolsos

Daniela Filomeno no Frau Gerolds Garten, jardim urbano que reúne uma série de vendinhas com produtos locais
Daniela Filomeno no Frau Gerolds Garten, jardim urbano que reúne uma série de vendinhas com produtos locais CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Zurique, Suíça

Com mais de 428 mil habitantes, Zurique é a maior cidade da Suíça e uma das principais portas de entrada para o fascinante país europeu. A cidade nos revela paisagens lindas, um mix entre presente e passado e boa gastronomia. Por falar em comida, Zurique possui uma cena eclética de restaurantes que prezam pela boa mesa.

E foi durante a quinta temporada do CNN Viagem & Gastronomia que pude experimentar um pouquinho de tudo: de restaurante vegetariano mais antigo do mundo a mercado gastronômico debaixo de um viaduto e até bares e restaurantes de hotéis sofisticados, a gastronomia de Zurique é um deleite para diferentes bolsos e gostos.

Além dos famosos queijos e chocolates, o que também me surpreendeu foram os vinhos regionais suíços, não muito comentados no Brasil, que podem ser apreciados pelas diferentes casas na cidade. Seja no centro antigo ou em Zürich West, antiga zona industrial, confira onde comer em Zurique com estes 11 endereços abaixo: 

Bares e restaurantes

  • Fischer’s Fritz

Restaurante Fischer's Fritz, à beira do lago de Zurique
Restaurante Fischer’s Fritz, à beira do lago de Zurique / Divulgação

A apenas 10 minutos do centro da cidade, o Fischer’s Fritz fica à beira do lago Zurique e serve peixes vindos diretamente destas águas. O local conta com restaurante, terraço com bar e mesas dispostas em um deque. É uma casa descontraída em que as vistas são melhor aproveitadas durante o dia.

Peixes frescos, pratos grelhados e saladas, todos bem acompanhados de vinhos regionais, compõem o cardápio, que tem ainda especialidades do dia.

Interessante é que o Fischer’s Fritz é parte de um camping de mesmo nome, o único nos limites da cidade de Zurique, que é ideal para férias, feriados e atividades esportivas no lago, como wakeboard.

Fischer’s Fritz: Seestrasse 559, 8038 Zurique, Suíça / Tel.: +41 44 480 13 40 / Horário de funcionamento muda de acordo com os meses e as temporadas, consulte site

  • Widder Bar

Salão interno do Widder Bar, em Zurique
Widder Bar tem milhares de rótulos de destilados em sua coleção, disposta pelas prateleiras atrás do balcão / CNN Viagem & Gastronomia

O bar do luxuoso Widder Hotel, no centro histórico de Zurique, abre suas portas para diferentes horas do dia e se transforma de acordo com a ocasião: seja para um almoço rápido, para um drinque depois do trabalho ou ainda ao cair da noite, em que vira um hotspot para amantes de coquetéis e destilados.

Por falar neles, a casa dispõe de cerca de mil rótulos, a maioria à vista nas prateleiras atrás do balcão. Coquetéis autorais, interessantes mocktails e opções como beef tartar, hambúrguer, massa e saladas, além de acepipes, estão no menu.

O bar também honra o passado do hotel e tem em certas datas apresentações de jazz. Vale dizer que o bar está na lista do 50 Best Discovery e o Widder Restaurant, o restaurante do hotel, possui duas estrelas Michelin.

Widder Bar: Widder Hotel, Rennweg 7, CH-8001 Zurique, Suíça / Tel.: +41 44 224 25 26 (hotel) / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h à 1h; sexta-feira e sábado, das 12h às 2h; e domingo, das 12h à 0h. 

  • Restaurant Oepfelchammer

O Oepfelchammer fica no coração da cidade velha de Zurique e oferece especialidades locais com um toque moderno, em que os ingredientes são de temporada e provenientes dos arredores.

Mas além das comidas, a fama do local provém de seu peso histórico: o local é lar do bar de vinhos mais antigo da cidade, que desde 1802 serve visitantes ilustres (o poeta e escritor Gottfried Keller era um deles). Teto baixo com vigas, paredes escuras, longos bancos de madeira e nomes gravados nos assentos e nos painéis ditam o tom.

Uma das curiosidades é a tradição conhecida como Beam Challenge, em que os comensais só gravam seu nome nas madeiras se beber uma taça de vinho com a cabeça virada para baixo. Aceita o desafio? Confira as regras aqui.

Restaurant Oepfelchammer: Rindermarkt 12, 8001 Zurique, Suiça / Tel.: +41 44 251 23 36 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 16h à 0h. 

  • Haus Hiltl

Pratos vegetarianos e vegans do Haus Hiltl
Pratos do Haus Hiltl, que funciona à la carte, com buffet e brunch / CNN Viagem & Gastronomia

Próximo da Bahnhofstrasse, principal rua do centro de Zurique, o Haus Hiltl é considerado o restaurante vegetariano mais antigo do mundo, segundo o Guinness World Records. Fundada em 1898, a casa segue a todo vapor sob comando da quarta geração da mesma família fundadora.

Todos os ingredientes são frescos e seguem a filosofia de serem “caseiros”, com criações vegetarianas e veganas sazonais. A casa tem menu à la carte, buffet à vontade e também serve brunch.

A casa abriga ainda o primeiro açougue vegetariano da Suíça e o bacana é que a Haus Hiltl também tem um braço educacional, com escola onde são oferecidos cursos e seminários.

Haus Hiltl: Sihlstrasse 28, 8001 Zurique, Suíça / Tel.: +41 44 227 70 00 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 7h às 22h; sexta-feira, das 7h às 23h; sábado, das 8h às 23h; e domingo, das 10h às 22h. 

  • Lux – Restaurant & Bar

Com vistas para o lago de Zurique, o Lux oferece mais do que um cardápio caprichado, mas sim uma experiência dentro do edifício do Centro de Convenções de Zurique e ao lado da famosa sala de concertos Tonhalle. O terraço abrange paisagens até os Alpes e a atmosfera sofisticada é pontuada por toques de modernidade.

Tudo isso se reflete também à mesa, em que chegam pratos sazonais com referências à própria Zurique, com menu à la carte e cardápios especiais para dias de concerto. O bar também completa a experiência, em que serve de champanhe a vinhos espumantes suíços, assim como coquetéis e mocktails.

Lux – Restaurant & Bar: Claridenstrasse 3, 8002 Zurique, Suíça / Tel.: +41 44 206 36 40 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 11h30 às 14h e das 17h30 às 23h; lounge e bar de segunda a sábado, das 11h30 às 23h; fechado aos domingos. 

  • Kronenhalle


Aberto desde a década de 1920, o Kronenhalle é embebido por tradição, seja no cardápio ou no ambiente. Próximo da Ópera de Zurique, do teatro Schauspielhaus e do museu Kunsthaus, a casa é dividida em diferentes salões, como a sala de jantar original, em que pinturas de Marc Chagall e Auguste Rodin ficam ao lado dos comensais.

Os pratos seguem o conceito de culinária clássica e caseira, em que o filé de vitela fatiado servido com rösti é carro chefe. As especialidades sazonais também dão as caras com pratos leves regionais e mediterrâneos. Há também um bar no estilo americano com coquetéis clássicos e destilados.

Por falar em tradição, o dress code é levado a sério. Na hora do almoço recomenda-se vestimentas casuais, como jaquetas e camisas; já as noites pedem peças mais formais e elegantes – mesmo nos dias quentes, camisetas, sandálias e shorts, bem como chapéus e bonés, estão proibidos.

Kronenhalle: Rämistrasse 4, 8001 Zürique, Suíça / Tel.: +41 44 262 99 00 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h (cozinha até as 22h30); bar de segunda a quinta-feira, das 17h à 0h, e sexta e sábado, das 17h à 0h30. 

  • Baur’s Brasserie & Bar

Salão do Baur's Brasserie & Bar, em Zurique
Salão do Baur’s Brasserie & Bar, no hotel Baur au Lac / James McDonald

O Baur’s é uma refinada reinterpretação de uma clássica brasserie. É um dos restaurantes do sofisticado hotel Baur au Lac, com vistas para o lago e para os alpes. Na casa, a cozinha europeia ganha um toque ainda mais requintado, com ajuda também do décor elegante e acolhedor.

Produtos frescos e sazonais são os protagonistas dos pratos, em que entusiastas vegetarianos e veganos também encontram espaço. Por falar em comida, as quartas-feiras são destinadas ao beef wellington, em que o suculento filé acompanhado de cogumelos e foie gras envolto em uma massa folhada é servido a partir as 19h.

Para acompanhar, a carta de vinhos tem curadoria de Marc Almert, sommelier alemão eleito o melhor do mundo em 2019 pela Associação Internacional de Sommeliers.

Baur’s Brasserie & Bar: Talstrasse 1, 8001 Zurique, Suíça / Tel.: +41 44 220 50 60 / Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo, das 12h às 14h30 e das 18h às 22h30; brunch todos os domingos, das 11h às 15h. 

  • Brasserie Lipp

A Lipp é outra brasserie em Zurique em que a tradicional cozinha francesa encontra eco. A poucos passos da rua Bahnhofstrasse, a casa tem um terraço aberto nos verões e é ideal para almoços e jantares casuais.

Uma vez aqui, prepare-se para saborear pratos como linguado a belle meunière, lagosta, mexilhões, escargot, sopa de cebolas e ostras frescas.

Brasserie Lipp: Uraniastrasse 9, 8001 Zurique, Suíça / Tel.: +41 43 888 66 66 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo, das 16h30 às 22h.

  • Conti

Salão do Conti, restaurante italiano em Zurique perto da ópera da cidade
Salão do Conti, restaurante italiano em Zurique perto da ópera da cidade / Reprodução/Site

O Conti é um restaurante italiano para lá de estiloso logo atrás da Ópera de Zurique. Isso significa que além dos tetos em estuque, ambiente de madeira nobre e pomposos lustres, os comensais encontram à mesa clássicos bem feitos da gastronomia do país da bota.

Nomes como tartare, carpaccio, prosciutto, ravioli, tagliatelle, branzino e tomahawk estão entre as opções do cardápio, que são deliciosamente harmonizadas com os variados vinhos da casa, incluindo os italianos, é claro!

Conti: Dufourstrasse 1, 8008 Zurique, Suíça / Tel.: +41 44 251 06 66 / Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h30; nas noites de ópera o restaurante abre às 17h30. 

Jardim urbano e mercado gastronômico

  • Frau Gerolds Garten

Daniela Filomeno no Frau Gerolds Garten, jardim urbano descolado  / CNN Viagem & Gastronomia

Na área industrial de Zürich West, o Frau Gerolds Garten é uma espécie de jardim urbano com sorveteria, lojinhas, restaurante e bar com vista para os trilhos dos trens. É daqueles locais bacanas e descolados que dão um tom especial à cidade.

Interessante é que o Frau Gerolds Garten foi transformado em um jardim urbano modular e muda de cara de acordo com a estação: no verão podemos ver bares, solário e jardim; no inverno há oferta de uma variedade de queijos e confraternizações ao redor de fogueiras.

O local foi aberto em 2012 aos pés do grande edifício Prime Tower e atrás da torre Freitag, uma das lojas mais surpreendentes do mundo, já que é composta de um edifício de 19 contêineres empilhados.

Fraus Gerolds Garten: Geroldstrasse 23/23a, 8005 Zurique, Suíça / Horários de acordo com a temporada, consulte site

  • Markthalle Im Viadukt

Arcos do mercado gastronômico Im Viadukt, em Zurique
Arcos do mercado gastronômico são preenchidos por lojas, restaurantes e bares / Joachim Kohler

Outro ponto imperdível em Zürich West que pulsa com restaurantes, bares e uma vida cultural é o Markthalle Im Viadukt, que em tradução livre significa mercado no viaduto.

Vale entrar e se encantar com as comidinhas, em que podemos provar queijos ao longo do caminho, experimentar cervejas artesanais e ainda nos deparar com restaurantes e bares moderninhos nos arcos, com trilhos de trens logo em cima.

Segundo a administração, o local foi planejado como um ponto de encontro para os cidadãos do distrito e seus visitantes. Vale a visita!

Markthalle Im Viadukt: Viaduktstrasse, 8005 Zurique, Suíça / Horário de funcionamento: segunda a sabado, das 9h às 20h (restaurantes e lojas podem ter horários diferentes).