Onde comer em Miami: 10 novos restaurantes imperdíveis na cidade da Flórida

Cidade fervilha boas opções gastronômicas e muitas novidades têm desembarcado na Flórida diretamente de Nova York; confira indicações de Daniela Filomeno

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia

Miami, EUA

Quando falamos em Miami, uma coisa é certa: a cidade não para de nos surpreender. Cada viagem a esta cidade adorada por nós brasileiros revela descobertas gastronômicas de dar água na boca.

Reduto gastronômico da Flórida, todos os anos Miami fervilha de novos restaurantes das mais diversas cozinhas, nacionalidades e chefs.

Interessante é notar que, cada vez mais, restaurantes de Nova York estão desembarcando por aqui em peso, em que as filiais das matrizes consagradas da Big Apple dão um gás na cena gastronômica da cidade.

Entre casas de influências francesas, gregas, japonesas e até aquelas perfeitas para um brunch, confira 10 novos restaurantes imperdíveis em Miami:

  • Zeru

Zeru é espanhol moderninho que faz mescla interessante entre cozinha basca e mediterrânea / Daniela Filomeno

Em Brickell, coração financeiro de Miami que também nos garante um lado refinado e descolado, fica o Zeru, um espanhol elegante e moderno com decoração serena pautada por cores azuis.

A casa nos serve uma mescla interessante entre a cozinha basca e a mediterrânea, a começar com as pedidas certeiras dos pintxos, seção para comer com as mãos e dividir. Há desde os tradicionais pata negra, presunto ibérico famoso no mundo todo, e pão com tomate, até o surpreendente montadito de atum com anchova e avocado.

Entre as entradas, a alcachofra frita com queijo idiazabal e pata negra vem crocante (mas bem frita), e um almoço pode ser leve se finalizado com as vieiras, com molho yuzu e gengibre. A dica é também experimentar variações do socarrat, que já estou namorando para uma próxima visita.

Zeru: 1395 Brickell Ave, Miami, FL 33131 / Tel.: (786) 809-1395 / Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 12h30 às 15h e das 18h às 23h; sexta e sábado das 17h30 às 23h30 / Reserva via site

  • Pastis Miami

Pastis é local certo para receitas francesas clássicas e descomplicadas / Reprodução Instagram/@pastis_miami

Depois de se estabelecer em Nova York no Meatpacking District, o Pastis chega a Miami para deixar o bairro de Wynwood ainda mais agradável. O local nos transporta diretamente a Paris, já que funciona como uma brasserie que oferece almoço, pratos no meio do dia, jantar e brunch.

A decoração ajuda: ladrilhos semelhantes ao metrô e cadeiras francesas estão em todos os cantinhos. Um jardim ao ar livre e um pátio fazem toda a diferença para que apreciemos ainda mais o ambiente e a comida acolhedora.

Além de crudos e cestas de pães, pedidas tradicionais estão presentes: sopa de cebola, escargots; steak frites e Cheeseburger à l’Américaine. Entre as especialidades regionais estão o Big Eye Tuna Carpaccio, temperado com vinagrete de limão e alho-poró, e o peixe Red Snapper Provençal. Tudo acompanhado, claro, de vinhos, drinques e cervejas.

Junto de Nova York e Miami, uma unidade também é esperada para este ano em Washington.

Pastis Miami: 380 NW 26th St, Miami, FL 33127 / Tel.: (305) 686-3050 / Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 11h30 às 23h; quinta a sexta-feira, das 11h30 à 0h; sábado, das 10 à 0h; domingo, das 10h às 23h / Reservas via site

  • Tablé by Antonio Bachour

Em Design District, dentro de um antigo showroom da Prada, fica a mais nova empreitada de Antonio Bachour, eleito no ano passado o melhor chef pâtisserie do mundo. O chef, que já lidera o Bachour em Coral Gables, onde podemos experimentar delícias doces e alguns pratos rápidos, inaugurou neste ano o Tablé, em que nos surpreendemos com pratos tradicionais da culinária francesa.

Ao entrarmos na grande loja, um display de chocolates e macarons impecáveis seguidos de croissants e doces indicam sua vocação, mas é à mesa que experimentamos receitas de uma brasserie parisiense clássica com toques modernos, seja no café, no almoço ou no jantar.

Das pedidas, indico o caviar, servido em uma cama de creme fraîche com maçãs Gaufrettes, assim como o polvo, crocante por fora e com ponto impecável por dentro, acompanhado de uma pasta com homus e pimentão. Polpetones de cordeiro e os tartares, de carne ou de atum, são também ótimas escolhas. E sobremesa? Dois cardápios não são suficientes para caber todas as opções.

Com decoração clean e moderna em tons pastel, há também bar, ideal para taças de vinho, champagne ou coquetéis, e uma espécie de mercadinho com itens para levar, com as vitrines recheadas de doces diversos, pães e charcutaria.

Tablé by Bachour: 180 NE 40th Street, Miami, FL / Tel.: (786) 842-0551 / Horário de funcionamento: café da manhã das 8h às 11h; almoço das 11h às 15h e jantar das 17h às 23h / Reserva via site

  • Bondi Sushi

Bondi Sushi fez sua estreia em Miami com balcão e área externa; local tem experiência omakase / Reprodução Intagram/@bondisushi

Com seis endereços em Nova York, o Bondi Sushi chegou à Flórida neste ano, em que abriu sua maior loja da rede em Miami Beach, com direito a sushi bar e pátio externo. É um estabelecimento japonês mais casual, sem muitas amarras, conhecido pelo balanço entre qualidade e preço justo.

O omakase, por exemplo, tem 12 etapas (por cerca de US$ 75, ou R$ 368) e inclui vieiras, wagyu A5 grelhado, chu-toro (atum com porcentagem de gordura mediana) e caviar.

Um cardápio de aperitivos, rolinhos, nigiri e sobremesas também se faz presente – entre os doces há o crème brûlée de yuzu, um dos xodós da marca. Para o futuro, são esperadas unidades da marca também em Brickell e Midtown.

Bondi Sushi Miami Beach: 959 West Ave, Miami Beach, FL 33139 / Tel.: (786) 232-3437 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 22h / Reserva via site

  • Motek

O Motek, restaurante israelense-mediterrâneo original de Miami, abriu não uma, mas duas novas unidades neste ano. A primeira se estabeleceu em Coral Gables no espaço que antes era o restaurante Forte by Chef Adrianne. Mais recente, a segunda fica no Aventura Mall e tem estilo bistrô com bar interno e externo.

Com uma unidade também em Downtown e outras esperadas para Brickell e Miami Beach, a rede é conhecida por seu brunch o dia todo, almoço e jantar.

No cardápio há pão pita com diferentes acompanhamentos, como pastrami, diversos hummus, alcachofras e salmão defumado; falafel, couve flor crocante, avocado toast e também o hambúrguer Arayes, feito com pita, kebab, tahini e aioli harissa (feito de azeite, frutas cítricas e especiarias).

Também há carta de drinques autorais e variedades de cervejas e smoothies.

Motek Cafe Aventura: 9565 Biscayne Boulevard #938, Aventura, 33180 / Tel.: (305) 974-2626 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado, das 10h às 23h; domingo, das 10h às 22h / Reserva via site

  • Branja Miami

De influência israelense, o chef Tom Aviv faz no Branja uma combinação da tradição e da inovação. A casa próxima de Design District possui um salão semi-aberto em que nos sentamos em mesas feitas à mão e em bancos de sinagogas recuperados. O aspecto retrô toma conta do lugar e somos transportados também para Tel Aviv.

À mesa, o menu foi pensado para ser compartilhado, em que chegam criações que podem mudar até diariamente.

Assim, podemos experimentar, por exemplo, a Not Caesar Salad, brincadeira com a tradicional Caesar Salad que leva alface romana, molho de parmesão com limão, morango, couve-rábano e za’atar; e o Tuktuk Kebab, com carne moída da casa em espeto de capim-limão, cobertura de tamarindo e purê de couve-flor.

Algumas releituras são ainda feitas com peixe, como o falafel e o shawarma (de nome “fishwarma”) e a garoupa com tahini.

Branja Miami: 5010 Ne 2nd Ave, Miami, FL 33137​ / Tel.: (786) 765-5555 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 17h às 23h; sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 23h; fechado às segundas-feiras / Reserva via site

  • Avra Estiatorio Miami

Com unidades em Nova York e em Beverly Hills, o Avra chegou a Miami para oferecer mais da sua cozinha grega com foco em frutos do mar e legumes. Inspirado nas tabernas à beira-mar espalhadas pela Grécia, a unidade da Flórida tem janelões que dão para a praia e para as piscinas de uma luxuosa comunidade residencial privada.

A maioria dos peixes frescos do cardápio vem da Europa, o que inclui o branzino, robalo negro, linguado e alguns mais raros, como o fagri. Os legumes aparecem na tradicional salada grega, com tomates, pepinos e queijo feta, e no arroz de espinafre, por exemplo.

Sardinhas portuguesas, ostras, caviar e costeletas de cordeiro também são exemplos de escolhas. Entre os doces estão sorvete de baunilha francês e baklava assada diariamente.

Avra Miami: 17945 Collins Ave, Sunny Isles Beach, FL 33160 / Tel.: (786) 807-7555 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 17h às 23h; domingo, das 11h30 às 23h; fechado às segundas-feiras / Reservas via site

  • Queen Miami Beach

Situado em um teatro de 1945, o Queen adiciona um novo capítulo na história do Paris Theatre, em Miami Beach. Do lado de fora, um letreiro como nos tempos antigos anuncia que ali funciona o restaurante; do lado de dentro, cadeiras enfileiradas foram substituídas por mesas dispostas em um ambiente de design nostálgico e glamouroso.

Algumas apresentações com tecido acontecem no meio do salão enquanto o jantar é servido e o mezanino continua imponente. Um dos points mais comentados da temporada, o restaurante do chef executivo Michael Hesse tem menu que aposta em uma influência japonesa moderna.

O menu tem pratos crus, marinados, sushi e torres de frutos do mar, assim como os principais vão de carnes e peixes a vegetais feitos no fogo e em fornos a carvão. A casa serve também omakase, com direito a atum bluefin e foie gras, para oito comensais por noite no segundo andar.

Queen Miami Beach: 550 Washington Ave, Miami Beach, FL 33139 / Tel.: (786) 373-2930 / Horário de funcionamento: terça a sábado, a partir das 18h / Reserva via site

  • Dirty French Steakhouse

Também original de Nova York, o Dirty French Steakhouse é do mesmo grupo do concorrido italiano Carbone e fez seu desembarque em Miami no coração de Brickell.

Sob influência francesa, a casa tem um mix de peixes, frutos do mar e carnes maturadas. Lagosta, vieiras, camarões e ostras saem do raw bar, enquanto tuna tartare e beef carpaccio estão entre as entradinhas.

Salmão, pargo e linguado são alguns dos peixes, e os cortes maturados vão de filé mignon e ribeye a wagyu. Para acompanhar, a carta de vinhos ultrapassa 700 garrafas.

Dirty French Steakhouse: 1200 Brickell Ave, Miami, FL 33131 / Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 18h às 23h / Reserva via site

  • Walrus Rodeo

Dos mesmos donos do aclamado restaurante italiano Boia De, que possui uma estrela Michelin, o Walrus Rodeo trabalha com uma cozinha inteiramente em torno da lenha a apenas algumas portas de distância do irmão mais velho, na região de Little Haiti.

O lema é claro: “trabalhamos com fogo”. Os pratos que chegam à mesa saem do forno a lenha no centro da cozinha e podem ser lasanha de ragu de cordeiro, ostras grelhadas e carbonara com pancetta, pecorino e molho hollandaise fermentado.

A casa não é propriamente uma pizzaria, mas o happy hour, de segunda a quinta das 17h30 às 19h, serve pizzas diversas saídas do forno a partir de US$ 12 (R$ 58). Se não tiver reserva, mas houver lugar, aproveite também o balcão do bar.

Walrus Rodeo: 5143 NE 2nd Ave, Miami, FL 33137 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 17h30 às 22h30; sexta e sábado das 17h30 às 23h / Reserva via site

  • Bônus: Shingo

O chef Shingo Akikuni comandou aquele que é considerado o melhor sushi de Miami, o Hiden, literalmente escondido em uma portinha no bairro de Wynwood. Foi sob sua chefia que a casa angariou a primeira estrela Michelin no ano passado.

Agora, o chef comanda o restaurante próprio, o Shingo, aberto no último mês de maio. A discrição continua fazendo parte de seu trabalho: o restaurante em Coral Gables, dentro do histórico edifício La Palma, tem apenas 14 lugares e oferece experiência omakase com ingredientes sazonais da Flórida e do Japão.

São cerca de 18 etapas, que mudam periodicamente e que incluem uma variedade de sushis frescos e pratos grelhados – harmonizações também podem ser feitas. De pegada minimalista, o balcão é o coração da casa, feito de uma árvore cipreste nativa do Japão.

Shingo: 112 Alhambra Circle, Coral Gables, FL 33134 / Horário de funcionamento: terça a sábado, das 18h às 23h / Reserva via site

Miami cultural: a cena artística e os sabores escondidos nesta fascinante cidade