Ocyá, no Rio, convida Rubens Catarina, Luana Sabino e Eduardo Ortiz para um jantar a oito mãos no projeto “Chef a Bordo”

Evento que acontece mensalmente traz nomes de todas as regiões do Brasil; próxima edição será com premiados chefs de São Paulo

Tina Binido Viagem & Gastronomia

Em março aconteceu a primeira edição do Chef a Bordo, projeto criado por Gerônimo Athuel onde ele abre sua casa para elaborar jantares a quatro – ou seis – mãos ao lado de talentosos chefs de todos os estados brasileiros. Essa é uma oportunidade de oferecer uma experiência diferente aos clientes e de promover um intercâmbio com profissionais que trabalham com diferentes estilos de cozinha e de técnicas.

A estreia foi com o renomado Thomas Troisgros e a segunda edição, dia 26 de abril, será com três chefs que atuam em premiadas casas de São Paulo: Rubens Salfer, chef executivo do Grupo D.O.M, e Luana Sabino e Eduardo Ortiz, chefs do Metzi.

O Rubens, chamado carinhosamente de Catarina por ter nascido no estado do Sul, é o chef executivo de um dos mais premiados e importantes restaurantes da gastronomia brasileira, o D.O.M do chef Alex Atala, detentor de duas estrelas Michelin e em 33º lugar na lista do The World’s 50 Best Restaurants da América Latina.

Já o Metzi, restaurante do casal Luana e Eduardo, também entrou no último ano na lista do The World’s 50 Best Restaurants da América Latina, em 27º posição, com sua cozinha que mistura com maestria os sabores do México com ingredientes e toques brasileiros.

Gerônimo Athuel nasceu em São Paulo, mas mudou-se ainda criança com a família para Minas Gerais e, depois, para o Espírito Santo. Dos 8 aos 18 anos, em Vitória, morou ao lado de pescadores no Píer Iemanjá. Ou seja, cresceu junto a pescadores com quem aprendeu, desde muito cedo, segredos e técnicas de captura, limpeza e preparo de peixes. Pescador e mergulhador experiente, foi buscar conhecimentos em gastronomia na América Central, onde trabalhou em diferentes hotéis. Como ele mesmo fala, “sempre nadou contra a corrente”, já que na época os aspirantes a chef buscavam formação na Europa. De volta ao Brasil, trabalhou em locais como o Atlântico de Belo Horizonte e em um dos restaurantes dos Estúdios Globo, além de ter feito uma passagem pela cozinha do D.O.M, do chef Alex Atala (SP).

Chef Gerônimo Athuel
Chef Gerônimo Athuel / Divulgação

Em 2018, depois de uma visita à Ilha da Gigoia, ficou encantado com o clima bucólico e tranquilo em contraste com a agitação da Barra da Tijuca, e decidiu se mudar para lá. Quatro anos depois, em janeiro de 2022, inaugurou o Ocyá, restaurante especializado em peixes e frutos do mar, na Ilha Primeira. No local, mantém uma grande câmara de maturação que possibilita desenvolver seu pioneiro trabalho com pescados.

Sendo assim, a interação entre Gerônimo e os convidados do “Chef a Bordo” começa na véspera do jantar, quando eles saem juntos para pescar, no barco do anfitrião. Dessa forma, a sintonia entre eles fica mais forte e a criatividade para a elaboração das receitas é estimulada.

O menu degustação elaborado pelo quarteto será composto por seis etapas (R$ 377). Há também a possibilidade de o jantar ser harmonizado com drinques criados pelo chef de bar do Ocyá Luiz Rosalvos (menu + harmonização R$427).

Seguindo a programação, ao longo do ano Gerônimo recebe grandes chefs como Gonzalo Vidal (74 Restaurant), Saulo Jenning (Casa do Saulo), Danilo Faria (Uni Sushi-ya e Suzushi), Gustavo Rinkevich (Rocka Restaurant), Félix Sanchez (Místico Restaurant), Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Grupo Origem).

Ocyá: Ilha Primeira – Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem de pontos como Shopping Barra Point e Estação de Metrô Jardim Oceânico) / Tel.: (21) 97286-1250 / Funcionamento: quarta e quinta, das 12h às 18h; sexta e sábado, das 12h às 22h; e domingo, das 12h às 18h.


Tópicos