Menin Wine Company é eleita Produtora do Ano em tradicional prêmio português

Produtora de vinhos localizada no Douro é uma das mais jovens a ganhar categoria nos prêmios "Melhores do Ano", da revista Grandes Escolhas; confira também os cinco melhores vinhos de 2023

Menin Wine Company é dona de vinícolas no Douro, como a Menin Douro Estates e a H.O
Menin Wine Company é dona de vinícolas no Douro, como a Menin Douro Estates e a H.O Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A Menin Wine Company, dona de vinícolas no Douro, a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, foi a grande ganhadora da categoria “Produtor do Ano” nos prêmios “Melhores do Ano”, da revista portuguesa Grandes Escolhas.

Criada em 2021 por Rubens Menin e Cristiano Gomes, a produtora de vinhos é uma das mais jovens a vencer na categoria da premiação, que também elegeu os melhores vinhos portugueses, personalidades, organizações, empresas e instituições ligadas ao mundo do vinho referentes ao ano de 2023.

A Menin Wine Company

O projeto da Menin começou em quintas na freguesia de Gouvinhas, no município de Sabrosas, em um terroir pertencente à sub-região de Cima Corgo, tudo isso em meio à paisagem característica do Douro, com seus vinhedos em encostas que margeiam o rio.

Juntas, as propriedades somam 65 hectares de vinhedos e deram origem a Menin Douro Estates, vinícola que iniciou as operações na safra de 2021 e que tem em seu portfólio vinhos tintos, brancos, do Porto e séries especiais, como o rótulo Dona Beatriz, que inclusive já recebeu distinção de “excelência” no mesmo prêmio.

O edifício principal da vinícola tem quatro pisos, com uma parte subterrânea, e trabalha com vinificação por gravidade. É possível fazer um tour pela vinícola e realizar uma degustação.

Também em 2021, a Menin adquiriu os Vinhos Horta Osório, com mais de três séculos de história na sub-região de Baixo Corgo. Após a aquisição, a marca foi renomeada como H.O e possui 55 hectares de vinhas, incluindo 10 hectares de “velhas vinhas” tradicionais.

É possível fazer uma série de tours e experimentar diferentes vinhos na propriedade, que fica na Quinta do Pontão, na freguesia de Cumieira, em Santa Marta de Penaguião.

Os enólogos da Menin Wine Company João Rosa Alves (esquerda) e Tiago Alves de Sousa aceitam o prêmio de Produtora do Ano
Os enólogos da Menin Wine Company João Rosa Alves (esquerda) e Tiago Alves de Sousa aceitam o prêmio de Produtor do Ano / Acervo pessoal

Melhores do Ano

A premiação “Melhores do Ano” da revista Grandes Escolhas ocorreu em cerimônia presencial na última sexta-feira (1) no Centro de Congressos do Estoril, próximo da capital Lisboa.

Além das variadas categorias voltadas aos membros do setor, um dos momentos mais aguardados foi a escolha dos cinco melhores vinhos portugueses de 2023.

Confira a seguir os cinco melhores vinhos portugueses de 2023, segundo o Melhores do Ano: 

  • Melhor Vinho Tinto: Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro Tinto 2019; Quinta do Crasto
  • Melhor Vinho Branco: Bacalhôa 1931 Vinhas Velhas Bairrada Clássico Bical Branco 2021; Bacalhôa Vinhos de Portugal
  • Melhor Vinho Rosé: Quanta Terra Phenomena Regional Duriense Pinot Noir Rosé 2022; Quanta Terra
  • Melhor Vinho Espumante: Murganheira Assemblage Távora-Varosa Grande Reserva Branco 2006; Sociedade Agrícola e Comercial do Varosa
  • Melhor Vinho Fortificado: Dalva Porto Tawny 50 anos; Granvinhos