Chefs participam de festival com ingredientes exóticos, em SP
Renomados chefs como Bel Coelho, Neka Menna Barreto e Morena Leite criam pratos para Festival Arca do Gosto, com produtos ameaçados de extinção da região sudeste do país
De piqueniques a café da manhã com ioga, experiências gastronômicas não faltarão na 2ª edição do Festival Arca do Gosto, de 20 de outubro a 6 de novembro, que reúne chefs e restaurantes em torno de ingredientes brasileiros que correm o risco de desaparecer, como araticum, jerivá e cambucá.
Para quem não conhece, a Arca do Gosto é um catálogo mundial do movimento Slow Food, dividido em categorias como animais, frutas e verduras. O movimento reúne mais de 3500 ingredientes de diversos países, sendo quase 100 brasileiros.
Ao adotar os ingredientes da Arca, os chefs do festival estão contribuindo para a permanência de agricultores e produtores em suas terras, que preservam e cuidam diariamente da biodiversidade brasileira.
Durante todo o festival, a chef Morena Leite, do Capim Santo, e Carla Pernambuco, do Carlota, servirão menus especiais no jantar criados a partir de ingredientes da Arca. Além disso, Bel Coelho fará uma edição especial do Canto da Bel, que servirá Manjuba com ponzu de uvaia, entre outros pratos a preços acessíveis.
Bruno Cabral, da Mercearia Mestre Queijeiro, conduz degustação de queijos da Arca do Gosto, como o Serra do Salitre. Os chefs Marcelo Bastos e Fábio Vieira preparam jantar-degustação no Jiquitaia com diversos produtos da lista, como as Ostras da Cananéia.
As chefs Neka Menna Barreto, Fabiana Sanches e Daniela Lisboa, à frente do Restauro, restaurante-instalação que é parte da Bienal, participam com um prato a cada dia, sempre com um ingrediente diferente. Marc Le Dantec e Milton Yamamoto, do Figo, preparam menu-degustação especial, assim como a chef Flávia Marioto, na Mercearia do Conde. A chef também propõe uma aula de yoga seguida de café da manhã, no Condessa.
Confira a programação completa no site oficial do evento, aqui.
Fotos: Divulgação