Guia Michelin suspende seleção de restaurantes do Rio de Janeiro e de SP

Presente desde 2015 no Brasil, um dos principais guias gastronômicos do mundo anunciou que irá pausar temporariamente as atividades

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia , São Paulo

O Guia Michelin, presente no Brasil desde 2015, enviou, nesta sexta-feira (22), uma nota à imprensa em que afirma que a crise da Covid-19 trouxe para o setor de restaurantes, seus parceiros e toda a cadeia gastronômica, “desafios sem precedentes”.

Diante deste cenário, segundo o comunicado, o trabalho da equipe de inspetores do guia, que “reconhece e valoriza a qualidade e riqueza do cenário gastronômico carioca e paulistano”, foi “profundamente impactado”, assim como suas capacidades financeiras e operacionais.

Segundo eles, o trabalho dos inspetores de avaliarem de forma justa os restaurantes das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, ficou impossibilitado.

O momento dificulta que se “respeite os compromissos centrais do Guia Michelin – expertise, independência e consistência – bem como a sua metodologia histórica”. Também tem impedido que a publicação “desempenhe plenamente seu papel de fomentador turístico, cultural e econômico no Brasil”.

Por esse motivo, o Guia Michelin tomou a decisão de suspender temporariamente a atualização de sua seleção de restaurantes no Brasil.

No entanto, os estabelecimentos brasileiros selecionados continuarão a ser promovidos com suas distinções nas plataformas digitais do Guia – site e aplicativos.

Nelas, será informado aos leitores que essas recomendações são baseadas em visitas anteriores feitas pela equipe de inspeção, trazendo a seguinte menção: “Última atualização: setembro de 2020”.


Tópicos