Flórida ganha 9 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin

Orlando saiu na frente com quatro casas com uma estrela, incluindo uma dentro do complexo da Disney, enquanto Miami teve três e Tampa dois novos endereços

Prato do restaurante Victoria and Albert's, com uma estrela Michelin e dentro do complexo da Disney em Orlando
Prato do restaurante Victoria and Albert's, com uma estrela Michelin e dentro do complexo da Disney em Orlando Kent Phillips/Victoria & Albert's

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A edição de 2024 do Guia Michelin na Flórida distribuiu estrelas para novos restaurantes de Miami, Orlando e Tampa. No total, nove casas foram contempladas com uma estrela Michelin e, pela primeira vez, duas ganharam uma estrela verde, que aponta para uma gastronomia sustentável.

A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (18) no hotel The Tampa EDITION, em Tampa. Ao todo, a Flórida tem agora 26 restaurantes estrelados, em que apenas um deles possui duas estrelas Michelin, o L’Atelier de Joël Robuchon, em Miami.

O estado soma ainda 33 casas na lista Bib Gourmand e outras 89 “selecionadas”, resultando em 149 restaurantes e 38 tipos de cozinha.

Os novos estrelados

Orlando foi a cidade que saiu na frente: foram quatro novas casas condecoradas com uma estrela. Um deles é o Victoria & Albert’s, restaurante de cozinha contemporânea dentro do complexo da Disney, situado no Grand Floridian Resort. A casa é liderada pelo chef Matthew Sowers, que serve pratos com influências que vão da Ásia aos países nórdicos.

Já o Camille, do chef Tung Phan, na região de Lake Baldwin, tem uma cozinha vietnamita com destaque para o menu-degustação de 10 passos com técnicas francesas. Os outros novos estrelados são o japonês Natsu, em Downtown Orlando, que serve omakase em dois horários no jantar, e o Papa Llama, de cozinha peruana, em Curry Ford West, onde a dupla Kevin e Maria Ruiz preparam um menu moderno com direito a fusão da gastronomia japonesa.

Em Miami, três novos restaurantes receberam uma estrela. O EntreNos, dos chefs Evan Burgess e Osmel Gonzalez, fica na região de Miami Shores e trabalha apenas com ingredientes sazonais da Flórida sob a ótica de uma cozinha contemporânea. No bairro de Little River, o Ogawa, do chef Masayuki Komatsu também ganhou uma estrela por conta de seu omakase com uma série de pratos cozidos e de nigiris caprichados.

Por fim, outro japonês recebeu uma estrela Michelin em Miami. É o Shingo, do chef Shingo Akikuni, que funciona com um balcão de 14 lugares em Coral Gables. A casa oferece omakase com ingredientes sazonais da Flórida e do Japão em cerca de 18 etapas, que mudam periodicamente e que incluem uma variedade de sushis frescos e pratos grelhados.

Tampa, por sua vez, entrou na edição atual do guia com dois novos restaurantes estrelados. De cozinha contemporânea, o Ebbe, do chef Ebbe Vollmer, tem apenas um menu-degustação que pode ter elementos escandinavos e referências à herança sueca do profissional. O japonês Kōsen também está na lista: o chef Wei Chen está à frente da casa minimalista, que leva destaque pelo seu omakase.

Bib Gourmand e estrelas verdes

Além dos estrelados, a Flórida possui agora quatro novos restaurantes com a distinção Bib Gourmand, que aponta para boas cozinhas a um bom custo-benefício. São eles: Sushi Saint e Zaru, em Orlando; Tam Tam, em Miami; e o Streetlight Taco, em Tampa.

O Guia Michelin da Flórida elegeu ainda dois restaurantes com estrelas verdes, honrados pelo comprometimento por uma gastronomia sustentável.

São eles: o Kaya, em Orlando, que serve uma cozinha filipina e que usa mais de 90% dos vegetais e frutas do próprio estado; e o Los Félix/Krüs Kitchen, em Miami, que funcionam no mesmo endereço e que eliminaram o uso de óleos de sementes e possuem parceria com um produtor que aplica uma estratégia pré-Colombiana para a produção de alimentos.

A seleção de restaurantes do Guia Michelin na Flórida pode ser conferida no site e no aplicativo.