Cozinha Tupis, em Belo Horizonte, é “invadida” pela gastronomia do chef Pablo Inca

De 4 a 6 de abril o chef do badalado restaurante Cora, no centro de São Paulo, aterrissa em Belo Horizonte para uma série de encontros inéditos com o Grupo Viela

Cozinha Tupis recebe chef Pablo Inca, do Cora, para uma série de eventos
Cozinha Tupis recebe chef Pablo Inca, do Cora, para uma série de eventos Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O restaurante Cora, comandado pelo chef Pablo Inca, e o Cozinha Tupis, que tem à frente o chef Henrique Gilberto, partilham do mesmo sonho: trazer a vida de volta ao centro antigo e aos locais que já tiveram importância na construção dos hábitos e da história de suas cidades, São Paulo e Belo Horizonte.

Foi nesse paralelo que nasceu a união da Cozinha Tupis, restaurante do Grupo Viela – responsável pela revitalização do Mercado Novo e composto por diversos empreendimentos pela cidade (Juramento 202, Cervejaria Viela, Forno da Saudade) – e do restaurante Cora, que ocupa o topo de um prédio revitalizado na Rua Amaral Gurgel.

Entre 05 e 07 de abril, o chef Pablo Inca leva aos restaurantes do grupo, em uma extensa programação, um pouco de sua gastronomia leve, descontraída e que valoriza a matéria-prima – com delicadeza e sem grandes invenciones, o chef consegue potencializar o melhor de cada produto.

A programação começa na quarta-feira, às 16h, no Mercado Novo. Na Cervejaria Viela os chefs comandam um descontraído papo de balcão e uma roda de conversa para os curiosos de plantão.

Conversas encerradas, é a vez da Cozinha Tupis ser a protagonista. A partir de 18h30, o chef Pablo assume os comandos e serve os seus pratos no balcão e salão, mas há também friturinhas para comer em pé, para quem prefere um clima mais descontraído. As atenções são voltadas para miúdos e vegetais tais como as mollejas com amêijoas, o buñuelo de barriga e a tortilha de lula. Para adoçar os paladares, alfajorcitos de maizena recheados com doce de leite.

Chef Pablo e Henrique Gilberto / Foto: Nani Rodrigues/ Divulgação

Já na quinta-feira, 06 de abril e véspera do feriado, os olhares se voltam para o Jura, agitado bar onde predomina a casualidade: comida de estufa e aos já consagrados secos e molhados e às frituras sequinhas da casa se agregam o escabeche de mexilhões e o queso de chanchito trazidos pelo argentino.

Para fechar com chave de ouro, na sexta-feira, 07 de abril, Pablo traz as suas famosas empanadas para o Forno da Saudade, como as empanadas de matambre. As clássicas pizzas da casa também estão dentre as opções da programação vespertina que se inicia às 14h. Para acompanhar e animar ainda mais a tarde, drinques e cervejas também estarão disponíveis.

 

Serviço:
05/ 04 – Cozinha Tupis: papo de balcão às 16h00 (na cervejaria Viela do Mercado Novo), início do
serviço às 18h30.
Endereço: Av. Olegário Maciel, 742 – LJ 2161 – Centro, Belo Horizonte – MG

06/04 – Jura
Endereço: Rua Juramento 202 – Bairro Pompéia, Belo Horizonte – MG

07/04 – Forno da Saudade
Endereço: Rua Patrocínio, 1 – Carlos Prates, Belo Horizonte – MG