Canoa Sushi, no Leblon, entra na rota dos melhores omakases do Rio de Janeiro
Vizinho ao Sabor das Águas, o local atrai os bons de hashi, principalmente por seu menu degustação
-
1 de 6
Chamado de Canoa Sushi e vizinho ao Sabor das Águas, o lugar vem atraindo a atenção dos bons de hashi principalmente por causa do omakase — menu-degustação preparado com matérias-primas de excelência • FABIO WRIGHT
-
2 de 6
O percurso de 12 a 15 etapas (R$ 280) é servido de forma descontraída num balcão de 8 lugares. Na foto, niguiri de vieira, ovas de salmão e shisso • FABIO WRIGHT
-
3 de 6
Atum, shisso e uni • FABIO WRIGHT
-
-
4 de 6
Niguri de vieira, ovas de salmão e shisso • TOMAS RANGEL
-
5 de 6
Niguri da casa • TOMAS RANGEL
-
6 de 6
Ao final da degustação, o sushiman Maciel tira foto dos clientes com uma Polaroid, que, após revelada, pode ser assinada e passa a fazer parte da decoração do lugar • FABIO WRIGHT
-
Você já leu aqui sobre o Sabor das Águas, pequenino restaurante na Rua Dias Ferreira, no Leblon, que se destaca pelo menu focado em peixes e frutos do mar. O endereço de Marcelo Malta, dono também do Malta Beef Club, ganhou uma atrativa extensão — um sushi-bar de alta patente.
Chamado de Canoa Sushi e vizinho ao Sabor das Águas, o lugar vem atraindo a atenção dos bons de hashi principalmente devido ao omakase — menu-degustação preparado com matérias-primas de excelência.
Não espere encontrar aquela formalidade das casas japonesas tradicionais. O percurso de 12 a 15 etapas (R$ 280), conduzido pelo competente sushiman Maciel Paiva, é servido de forma descontraída num balcão de 8 lugares, com um bem-vindo toque de informalidade dos botecos.
Os pescados usados nos niguiris são maturados a seco — espécie de “dry-aged”, que ajuda a concentrar os sabores. Na visita realizada, alguns destaques foram o niguiri de linguado polvilhado com farofa de gema de ovo; o de pargo com shissô; e o de olhete com fermentado de limão e ovas de salmão.
Boa notícia para os fãs de atum, a seleção celebra o pescado em diversas sugestões. Inclui, por exemplo, o excelente chutoro de bluefin (atum espanhol de carne marmorizada e textura macia, que desmancha na boca).
Com atum nacional também são preparadas ótimas pedidas, como a combinação de atum, shissô e uni (ovas de ouriço) e, um dos melhores, o atum batido com maionese kewpie e pimenta sriracha. Para finalizar, torça para aparecer o niguiri de vieira canadense, ovas de salmão e shissô.
Ao final da degustação, o sushiman Maciel tira foto dos clientes com uma Polaroid, que, após revelada, pode ser assinada e passa a fazer parte da decoração do lugar.
A carta de saquês reúne 12 rótulos japoneses, de vários tipos e regiões. Para o omakase, é necessário reservar. Está disponível de terça a sábado, às 13h, 15h, 19h e 21h, e aos domingos, às 13h e 15h.
Canoa Sushi: Rua Dias Ferreira, 605 (loja C), Leblon/ Tel.: (21) 97137-9882/ Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 18h.
*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.
Sobre Fabio Wright
Jornalista paulistano que transita semanalmente entre São Paulo e Rio, já escreveu sobre gastronomia para grandes veículos, como Veja São Paulo, O Estado de S. Paulo e Época São Paulo. Nos últimos dez anos, visitou 18 países em busca de bons lugares para comer, beber, badalar e exercitar a boemia. Compartilha também suas descobertas no site e Instagram Taste and Fly.
Brasil tem 19 restaurantes entre melhores do mundo para vinhos