Caldeirão de cultura e sabores, Singapura tem restaurante espanhol que ensina sobre o saquê

O que outros lugares chamam de fusão é o que os singapurianos chamam de comida com uma ampla variedade de combinações

Pratos do Bam! combinam o estilo japonês com os sabores espanhóis.
Pratos do Bam! combinam o estilo japonês com os sabores espanhóis. Bam!/Divulgação

Lilit Marcusda CNN

A cidade-estado insular de Singapura pode ser pequena, mas é conhecida pela comida excepcional que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo.

O que outros lugares chamam de fusão é o que os singapurianos chamam de comida – a mistura das culturas malaia, chinesa, indiana e britânica resultou em uma ampla variedade de combinações culinárias.

No restaurante de Singapura Bam! , duas outras culturas foram fundidas em uma nova culinária – japonesa e espanhola.

Lá, o chef de cozinha Li Si e o restante da equipe combinam estilo japonês, sabores espanhóis e apresentação elegante para uma experiência gastronômica verdadeiramente única.

O espírito do restaurante é “shudo moderno” ou “a forma contemporânea de apreciar o saquê”.

Isso significa que o saquê não está apenas no copo – está no prato também.

“Na verdade, usamos muito saquê em nossa comida”, diz o chef Si. “Para fazer os nos nossos molhos.”

Ela diz que é comum os convidados elogiarem um determinado prato, fazerem perguntas sobre como ele é feito e depois expressarem surpresa pelo fato de o saquê ser um ingrediente.

Os membros da equipe podem responder a perguntas sobre o saquê e recomendar diferentes variedades que os clientes podem experimentar junto com a refeição. Felizmente, com uma lista de 80 garrafas de saquê, há muito por onde escolher.

Um dos pratos populares no Bam! é um mingau de abalone com espardenyes. Este prato ultra-rico mistura os favoritos asiáticos (abalone e mingau à base de arroz) com espardenyes espanhóis, também conhecidos como pepinos do mar.

O caldo é feito com dashi e o prato é finalizado com discos de gelatina de gema de ovo salgada, crocante de “ovo fio dental” e cebolinha.

O prato foi uma das primeiras coisas que o chef Si, natural de Singapura que passou vários anos trabalhando na Espanha antes de voltar para comandar a cozinha do Bam!, inventou no restaurante.

E para o emparelhamento? Aos olhos de Si, nada combina melhor com frutos do mar do que saquê, especialmente quando você está tentando trazer notas de doçura.


Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original