Brasileiro vence Copa do Mundo e ganha título de melhor barista em 2023

Boram Um, um paulistano de origem coreana, da Um Coffee Co., rede em São Paulo, venceu competição

Copa do Mundo de Baristas, realizada no sábado (24)
Copa do Mundo de Baristas, realizada no sábado (24) Reprodução/Instagram

Carolina Fariasda CNN

São Paulo

Um barista brasileiro venceu a World Barista Championship (WBC), a principal competição internacional de café produzida anualmente pela World Coffee Events (WCE). O objetivo da competição é promover a excelência no café, o avanço da profissão de barista e no envolvimento de uma audiência mundial com um campeonato anual que serve como ponto para eventos locais e regionais em todo o mundo. A competição terminou no sábado (24).

A cada ano, mais de 50 competidores campeões preparam quatro expressos, quatro bebidas lácteas e quatro bebidas exclusivas originais de acordo com padrões exigentes em uma apresentação de 15 minutos com música.

O paulistano de origem coreana Boram Um, da Um Coffee Co, que tem seis lojas em São Paulo, venceu a competição.

De acordo com a WCE, juízes certificados de todo o mundo avaliam cada desempenho no sabor das bebidas servidas, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral.

A bebida com assinatura permite que os baristas ampliem sua imaginação e os paladares dos jurados incorporem uma riqueza de conhecimento sobre café em uma expressão de seus gostos e experiências individuais.

Assim ficou a classificação final:

  • 1. Boram Um, Brasil
  • 2. Daniele Ricci, Itália
  • 3. Jack Simpson, Austrália
  • 4. Isaiah Sheese, Estados Unidos
  • 5. Dawn Chan, Hong Kong
  • 6. Patrick Rolf, Dinamarca

O vencedor da competição, que neste ano aconteceu em Atenas, na Grécia, recebeu um prêmio de 5 mil euros, o equivalente a R$ 26 mil.