Brasil tem 12 azeites entre os melhores do mundo em guia internacional
Marcas brasileiras localizadas no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais estão na seleta relação dos melhores azeites do mundo


Um dos guias mais importantes e respeitados do mundo, o Flos Olei 2024, que está em sua 14ª edição, selecionou 12 marcas de azeites brasileiros entre os 500 melhores do mundo em sua lista divulgada nesta terça-feira (26).
Participaram fabricantes de 56 países, que receberam notas que vão de 80 a 100 pontos. Ao menos nove alcançaram a soma máxima de pontos – cinco da Itália, três da Espanha e um da Croácia.
- Prosperato (Caçapava do Sul/RS): 95 pontos
- Sabiá (Encruzilhada do Sul/): 95 pontos
- Verde Louro (Canguçu/RS): 93 pontos
- Lagar H (Cachoeira do Sul/RS): 91 pontos
- Capela de Santana (Sentinela do Sul/RS): 88 pontos
- Estância das Oliveiras (Viamão/RS): 88 pontos
- Capolivo (Canguçu/RS): 88 pontos
- Bem-Te-Vi (Encruzilhada do Sul/RS): 85 pontos
- Casa Marchio (Encruzilhada do Sul/RS): 84 pontos
- Al-Zait (Rosário do Sul/RS): 83 pontos
- Orfeu (São Sebastião da Grama/SP): 83 pontos
- Verolí (Sapucaí-Mirim/MG): 83 pontos
A lista brasileira tem duas marcas empatadas no primeiro lugar com 95 pontos. O Prosperato, produzido em Caçapava do Sul (RS), que teve a primeira safra há apenas 10 anos e o Azeite Sabiá, que também recebeu uma outra premiação internacional em 2023.
Desta vez, o italiano Lodo Guide, um dos concursos mais tradicionais de azeites de oliva extravirgem do mundo, reconheceu a brasileira como a Empresa do ano. A marca concorreu com as prestigiadas companhias italianas: Marfuga, fundada em 1817, e Frantoi Cutrera, criada em 1906.
Lançado comercialmente em 2020, o Azeite Sabiá é produzido em duas fazendas, uma em Santo Antônio do Pinhal (SP) e a outra na Serra do Sudeste (RS). Em sua quarta safra comercial, já coleciona 86 prêmios internacionais – foram mais de 20 pódios só em 2023.