Belo Horizonte ganha Casa Fartura, espaço gastronômico multiuso em casarão tombado

Local no bairro de Lourdes conta com cozinha funcional, café, mercearia, livraria e estúdio com o propósito de reunir e conectar figuras da gastronomia nacional na capital mineira

Fachada da Casa Fartura, que ocupa casarão histórico no bairro de Lourdes
Fachada da Casa Fartura, que ocupa casarão histórico no bairro de Lourdes Saulo Tafarelo

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

Belo Horizonte, MG

A capital mineira tem um novo espaço multiuso para chamar de seu: na esquina das ruas Rio de Janeiro e Tomás Gonzaga, no bairro de Lourdes, a Casa Fartura Usiminas chega para ser um hub que reúne cozinha, café, mercearia, atelier e livraria sob o pilar da gastronomia.

Com inauguração prevista para este mês, o empreendimento ocupa um casarão tombado na esfera municipal que data da década de 1940. São dois andares e o segundo pavimento é lar de um estúdio para gravações de conteúdos e lançamentos de produtos.

A casa passa a ser sede do Fartura Brasil, plataforma que reúne conteúdos e experiências gastronômicas, incluindo festivais ao redor do país, como o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que completou 25 anos em 2022.

O berço do projeto é Belo Horizonte, logo, nada mais justo do que um núcleo na própria cidade natal. A casa promove, portanto, uma identificação com Minas Gerais, onde os quitutes e produtos vendidos são todos mineiros.

Além da promoção de jantares, aulas, degustações e encontros na cozinha funcional com chefs de todo o Brasil, a Casa Fartura é lugar de paradinha para comer um pão de queijo, comprar doce de leite e tomar refrigerantes e cervejas locais no dia a dia.

Os cantinhos funcionais do local contam com parceiros, como a Mercearia, com estantes, logo na entrada do casarão, com itens de pequenos produtores selecionados em conjunto com a Mercearia Paraopeba, tradicional armazém mineiro com lojinhas em Itabirito e Tiradentes.

Nos fundos do primeiro pavimento, a Livraria Fartura tem uma seleção de edições de gastronomia disponíveis para venda sob curadoria de André Boccato, jornalista e curador da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

O CNN Viagem & Gastronomia visitou o espaço em primeira mão no fim de agosto, e notou também que uma máquina de autosserviço de vinho em taça ficará disponível para os clientes. Por meio de compra de fichas, basta o comensal escolher o vinho – entre tintos, brancos e rosé – e apreciar uma dose da bebida.

As portas da casa ficam abertas na maior parte do tempo durante o dia e a noite, e curiosos de passagem pelo bairro admiram a fachada e entram no casarão. Essa sensação de informalidade deve continuar mesmo após a inauguração oficial.

“A casa é, na verdade, uma grande cozinha. Os ingredientes, os chefs, os produtores, as histórias… Tudo nosso acontece dentro de uma cozinha, que é o melhor lugar da casa para receber quem a gente gosta”, explica em comunicado Carolina Daher, curadora do projeto Fartura.

Casa Fartura Usiminas
Rua Rio de Janeiro, 2076 – Lourdes, Belo Horizonte – MG
De terça a domingo das 9h às 20h.
Redes sociais: @casafartura