Onde os bartenders bebem? Com Kevin Cavalcante, do Imakay, em São Paulo
Quer saber onde os bartenders mais famosos do Brasil bebem? Kevin Cavalcante, chefe de bar do asiático Imakay, abre o jogo
O jovem Kevin Cavalcante começou sua jornada na coquetelaria a cerca de 300 km da capital paulista. Foi na pequena cidade de Piraju, onde viveu na adolescência, que passou a observar a movimentação dos bartenders no restaurante que trabalhava. Não demorou a também ajudá-los no balcão.
Já em São Paulo, sua bagagem aumentou com passagem em casas renomadas, em que chegou a trabalhar nos balcões do Président, do Ça Va e do Boteco do Jacquin, todos negócios do chef Erick Jacquin.
Lançou-se aos estudos na Academia Brasileira de Sommerlies e também integrou as equipes do Flora Bar e do Sweet Secrets, nos Jardins.
Desde agosto de 2022 o jovem comanda o bar do Imakay, moderno asiático no Itaim Bibi. Com apreço pela coquetelaria clássica, Kevin lançou recentemente sua primeira carta, de inspiração na coquetelaria japonesa e técnicas inovadoras.
Fora dos balcões, o jovem chefe de bar também experimenta outros goles pela cidade e, a seguir, compartilha seus endereços prediletos para beber bem em São Paulo:
Boca de Ouro
O Boca de Ouro é hoje o bar que vou com maior frequência. Gosto do ambiente intimista e da boa coquetelaria que a equipe faz.
A atmosfera que o lugar transmite, com a luz baixa, é reconfortante para um bartender depois de um longo expediente.
A experiência fica muito mais completa depois de tomar alguns Macunaímas – a mais famosa criação da casa –, acompanhado do bolovo, outro clássico do local.
Boca de Ouro: Rua Cônego Eugênio Leite, 1121, Pinheiros, São Paulo – SP / Telefone: (11) 4371-3933 / Horário de funcionamento: terça e quarta das 18h à 0h; quinta a sábado das 18h às 2h; fechado aos domingos e segundas-feiras.
Bottega 21
Outro bar que adoro visitar é o Bottega 21, que fica na Rua dos Pinheiros e tem uma vibe sensacional.
Além disso, o atendimento é excelente e a carta, assinada pelo mestre Michel Felício, é executada à perfeição pelo bartender Kelvin Almeida.
Minha sugestão é provar o coquetel Pisco Punch (Pisco Capel, abacaxi, xarope de açúcar e bitter angostura), um dos meus favoritos.
Bottega 21: Rua dos Pinheiros, 1308, Pinheiros, São Paulo – SP / Telefone: (11) 99342-2332 / Horário de funcionamento: segunda a sábado das 18h às 2h.
Riviera Bar
Famoso bar da década de 1950, o Riviera é como um segundo lar, isso porque fica aberto 24 horas por dia. É um excelente lugar para tomar bons coquetéis, clássicos ou autorais.
Ótimo para ir com amigos depois do expediente, em que ficamos até altas horas bebendo e relaxando depois de um longo dia.
Eles lançaram uma nova carta recentemente, da qual eu destaco o Greenpoint (Bourbon Bulleit, Chartreuse yellow, vermute tinto e bitter de laranja). Foi indicação do bartender Teixugo, que, apesar do alto movimento, consegue dar conta do atendimento com maestria.
Riviera Bar: Avenida Paulista, 2584, Consolação, São Paulo – SP / Telefone: (11) 94745-8063 / Horário de funcionamento; todos os dias, 24h por dia.
Bar du Quartier
https://www.instagram.com/p/ComwdoKu5K2/
Comandado pelo chefe de bar Esteban Ovalle, o Bar Du Quartier é o bar que costumo ir para escutar jazz e tomar bons coquetéis clássicos.
Fica dentro do complexo gastronômico Le Quartier, comandado pelo chef Claude Troisgros e seu filho, Thomas.
É dos bares mais próximos do Imakay, onde trabalho, o que explica, em parte, minha assiduidade. O ambiente é muito aconchegante e vale ressaltar o bom atendimento e a boa comida.
Mas voltando à carta de coquetéis, não deixe de provar A Fera, uma receita defumada com canela que leva bourbon, Cointreau, Frangelico e orange bitter.
Bar du Quartier: Rua Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bibi, São Paulo – SP / Telefone: (11) 3071-4228 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 12h às 15h30 e das 19h à 0h; sexta e sábado das 12h à 0h e domingo das 12h às 18h.
Santana Bar
Comandado pelo Gabriel Santana, é aquele tipo de bar que, na verdade, é uma escola, sempre cheio de novidades, novas técnicas e tendências da coquetelaria.
Beber uns coquetéis no Santana é sempre um prazer, mas também um aprendizado.
O ambiente é bem divertido e os coquetéis dispensam comentários, de tão bons que são. Vale destacar o Banana Daiquiri, que está entre os intocáveis da casa e que leva Rum Zacapa 23, licor seco de banana e Cordial de banana com camomila.
Santana Bar: Rua Joaquim Antunes, 1026 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 99631-1026 / Horário de funcionamento: segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 18h às 23h; sábado das 16h às 23h e domingo das 15h às 21h.