Bar em Nova York que transforma pratos em drinques é eleito o melhor da América do Norte

Estados Unidos, Canadá, México e parte do Caribe entraram na disputa para eleger os 50 melhores bares da América do Norte em 2023; confira ranking

Faye Chen e GN Chan, do Double Chicken Please, recebem prêmio de Melhor Bar da América do Norte da premiação North America's 50 Best Bars
Faye Chen e GN Chan, do Double Chicken Please, recebem prêmio de Melhor Bar da América do Norte da premiação North America's 50 Best Bars Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

O Double Chicken Please, em Nova York, foi eleito o melhor bar da América do Norte em 2023. A revelação foi feita na semana passada em cerimônia da segunda edição do North America’s 50 Best Bars, braço do conceituado 50 Best Bars, que elege os melhores bares do mundo.

O North America’s 50 Best Bar ranqueia anualmente os 50 melhores bares dos Estados Unidos, Canadá, México e parte do Caribe.

Neste ano, 28 bares dos EUA estão entre os 50 melhores. O México vem em seguida com 14; logo atrás vem Canadá com sete e apenas um é do Caribe, mais especificamente de Porto Rico.

Melhor Bar

Depois de ficar anos funcionando sobre quatro rodas em uma Kombi pop-up, os bartenders GN Chan e Faye Chen estacionaram o veículo e inauguraram o Double Chicken Please em novembro de 2020 no Lower East Side, em Manhattan.

O 50 Best Bars comenta que os coquetéis servidos na casa são como “obras de arte líquidas”. O bar aposta no conceito de “design hacking”, em que os drinques desconstroem, redefinem e reconstroem pratos em forma de líquido, como french toast, pizza, torta key lime, salada de beterraba, entre outros.

O resultado, segundo o 50 Best, causa “sensações sensoriais surpreendentes, deliciosas e inesperadas”.

A casa tem dois ambientes distintos e a carta de coquetéis diferem em cada espaço. Enquanto o Front Room tem pegada casual e industrial e serve também sanduíches de frango, o Back Room, aos fundos, tem decoração e iluminação modernas com uma lista rotativa de coquetéis artesanais inovadores e clássicos.

Outros colocados

Em segundo lugar na lista aparece o Handshake Speakeasy, bar no estilo speakeasy na Cidade do México, que, consequentemente, também figura como o melhor bar do México no ranking atual.

Quem aparece em terceiro lugar é o Katana Kitten, bar nipo-americano em Greenwich Village, em Nova York. Em seguida, outra escolha da Cidade do México: o Licorería Limantour, que já é considerado uma instituição na capital mexicana.

Já quem figura em quinto lugar é o Jewel of the South, descrito como uma taverna moderna de Nova Orleans, em Louisiana, nos Estados Unidos.

Confira abaixo os 10 primeiros colocados do North America’s 50 Best Bars 2023:

  1. Double Chicken Please, Nova York (EUA)
  2. Handshake Speakeasy, Cidade do México (MEX)
  3. Katana Kitten, Nova York (EUA)
  4. Licorería Limantour, Cidade do México (MEX)
  5. Jewel of the South, Nova Orleans (EUA)
  6. Dante, Nova York (EUA)
  7. Overstory, Nova York (EUA)
  8. Kumiko, Chicago (EUA)
  9. Café La Trova, Miami (EUA)
  10. Thunderbolt, Los Angeles (EUA)

Além dos bares, outros prêmios foram entregues durante a cerimônia, que ocorreu em San Miguel de Allende, no México. Julio Cabrera, do Café La Trova, de Miami, foi honrado com o prêmio de Ícone do ano, em que os 260 membros da Academia votante nomeiam a pessoa que fez mais pelo progresso da indústria de bares.

Christine Wiseman foi eleita melhor bartender pelos colegas da profissão / Divulgação

Christine Wiseman, do Bar Lab Hospitality, em Nova York, Miami, Chicago e Los Angeles, foi celebrada como a bartender do ano pelos colegas votantes.

A próxima cerimônia dos 50 Best Bars, desta vez que lista os melhores bares ao redor do mundo, ocorre em 17 de outubro em Singapura.