Bar da Dona Onça celebra 15 anos com festa popular brasileira no centro de SP

Aniversário do restaurante marca o retorno do evento "Águas de Janaína", que envolve receitas especiais, cantoria, dança e lavagem da calçada para renovação de ciclos

A chef Janaína Torres Rueda na última edição do "Águas de Janaína", em 2020
A chef Janaína Torres Rueda na última edição do "Águas de Janaína", em 2020 Rogerio Gomes

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

São Paulo, SP

O Bar da Dona Onça, restaurante da premiada chef Janaína Torres Rueda no centro de São Paulo, comemora 15 anos com uma festança na próxima terça-feira (11). Para a data, a chef realiza o retorno do evento “Águas de Janaína“, que esteve em um hiato de dois anos por conta da pandemia.

Realizada desde 2013, a ideia da cerimônia é renovar ciclos e trazer boas energias.

Neste ano, a ocasião leva para o centro da capital paulista uma verdadeira festa aberta ao público em torno da cultura e da gastronomia popular brasileira com uma programação que envolve desde bateria e baianas de escola de samba a receitas especiais que saem entre R$ 15 e R$ 36.

O cardápio da celebração conta com minicuscuz de sardinha, minicuscuz vegano, moqueca de peixe, caldo de sururu, pastel de bobó de camarão, porcopoca (entradinha icônica d’A Casa do Porco) e as famosas batatas chips do Hot Pork. Para arrematar, bolo de abacaxi com coco, lembrança de infância de Janaína.

Para animar a tarde, o cantor e compositor pernambucano Otto é a atração principal. O evento ainda tem nomes como Nãnãna da Mangueira, Elizeth Rosa e Thobias da Vai-Vai com a bateria e as baianas da escola de samba, Afoxé Ogbon Obá, Teleu e Sanvita e Marina Melo.

Dona Carmem Virgínia, chef do Altar Cozinha Ancestral, de Recife, também é presença confirmada com uma comitiva de Pernambuco que desembarca diretamente em São Paulo.

Janaína Torres Rueda, Carlos Ribeiro e Dona Carmem Virgínia são os idealizadores de “Águas de Janaína”; foto do evento de 2020 / Rogerio Gomes

A celebração ocorre em frente ao restaurante, no térreo do edifício Copan, e conta com a já tradicional lavagem da calçada com flores e águas de cheiro, uma forma de agradecimento e de purificação.

Para a ocasião, Janaína sugere que os participantes usem roupas brancas ou azuis. O Bar da Dona Onça abre normalmente na data.

15 anos do Bar da Dona Onça – Águas de Janaína
Avenida Ipiranga 200, lojas 27/29 – Centro, São Paulo – SP
Terça-feira, 11 de abril, a partir das 17h; evento aberto ao público
Tel.: (11) 3257-2016