5ª edição da Festa de San Gennaro chega ao Rio Vermelho, em Salvador
Evento gratuito ocorre ao longo deste sábado (21) com feirinha gastronômica e programação musical
A 5ª edição da Festa de San Gennaro chega ao bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste sábado (21). Concebida pela equipe do restaurante Pasta em Casa, a festa gratuita começa pela manhã e segue até a noite, das 10h às 22h, reunindo 15 restaurantes da capital baiana junto de uma programação musical.
O evento ocorre em paralelo ao Festival da Primavera e celebra o fortalecimento da gastronomia italiana em Salvador. Segundo os organizadores, a festa deste ano prevê público estimado de 15 mil pessoas.
Para a ocasião, os restaurantes participam de uma feirinha gastronômica e apresentam cardápios especiais com pratos entre R$ 15 e R$ 60. Entre as casas confirmadas estão o Pasta em Casa, o Manga, Bella Napoli, Isola dei Sapori, Di Liana, La Lupa, Alfredo’ro, Buoni Amici, Pecorino, Crema Gelato e Casa Chálabi.
No âmbito musical, o samba da Bahia norteia o evento e o homenageado da vez é o compositor baiano Nelson Rufino, que também se apresenta. Atrações como a cantora Illy, Luciano Salvador Bahia, Mazzo Guimarães e Juliana Leite, entre outras, embalam o público.
O estilista mineiro Ronaldo Fraga fica responsável pelo conceito visual do evento, que traz a imagem de um “San Gennaro baiano”, com referências nos desenhos de cordel e nas xilogravuras nordestinas.
Ao longo do evento, o ator Jackson Costa, que participou da primeira versão da novela “Renascer”, circula entre os visitantes e encarna a figura de San Gennaro com figurino criado por Ronaldo Fraga. Confira mais informações pelo Instagram.
Rio Vermelho
Um dos bairros mais boêmios de Salvador, o Rio Vermelho reúne diferentes atrativos culturais e restaurantes, os quais fizeram parte da 5ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia.
Entre as delícias encontradas por ali, são destaques o restaurante Manga, da dupla Dante e Kafe Bassi, que coloca à mesa uma Bahia contemporânea com ingredientes sazonais em menus-degustação; o Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, que é endereço certo para uma caprichada moqueca; o Dona Mariquita, de Leila Carreiro, que se baseia no resgate de comidas regionais das feiras livres do estado; e o Acarajé da Cira, que prepara um dos mais famosos acarajés da cidade.
A Casa do Rio Vermelho também merece visita: é um amplo casarão onde o casal Jorge Amado e Zélia Gattai morou por cerca de quatro décadas. Palco para celebrações, encontros com personalidades e para o cotidiano da dupla, a casa abre suas portas como um verdadeiro memorial. Saiba mais sobre onde comer em Salvador e sobre programas indispensáveis na capital baiana nestes links.
5ª Festa de San Gennaro
Rua Professora Almerinda Dultra, 67, Rio Vermelho – Salvador (BA) / 21 de setembro, sábado, das 10h às 22h / Evento gratuito aberto ao público, com programação musical e feira gastronômica.
Duas hamburguerias brasileiras estão entre as 25 melhores do mundo