5 dicas para se refrescar com vinho no calor
Aprenda como driblar o verão e transformar o vinho em opção gelada.
Enquanto tanta gente associa o vinho aos dias mais frios do inverno, quem ama a bebida acaba buscando formas diferentes de beber vinho, especialmente em um país tão quente como o Brasil. “Quem gosta de vinho pode seguir alguns truques para que a bebida fique mais refrescante”, ensina Rodrigo Bertin, sommelier internacional e criador do projeto Vinho Mais.
Segundo o especialista, nem todo vinho é próprio para ser consumido em temperaturas baixas. “Os vinhos mais encorpados, que geralmente são os mais caros, precisam ficar no armário até o próximo inverno, mas os mais leves e de menos gradação alcoólica funcionam”, explica, antes de listar 5 dicas.
Deixe o vinho ter de 6ºC a 15ºC
Rodrigo Bertin conta que os vinhos brancos ou rosés podem ser mais gelados. “Você pode consumi-los a seis graus de temperatura”. No entanto, o vinho tinto deve ser consumido com a temperatura próxima de 15ºC. “Ele mantém o sabor e vai ajudar a se refrescar com essa temperatura amena”, conta.
Mantenha a garrafa geladinha
O sommelier sugere um balde de gelo para manter a temperatura baixa da garrafa. “Deixe a garrafa no balde para evitar que ela esquente, ou então gele um pouco mais, deixando a garrafa na geladeira antes de consumir”, ensina. “Se a garrafa ficar gelada demais, espere o vinho recuperar um pouco da temperatura antes do primeiro gole”, sugere.
Faça coquetéis
Aperol Spritz, Sangria e Clericot são apenas alguns dos coquetéis mais famosos que podem ser feitos com vinho. “As receitas são fáceis de encontrar e rendem drinks gelados”, conta o sommelier, que destaca que essas opções combinam com qualquer festa, até mesmo churrasco!
Aposte nos espumantes
Bertin também conta que é possível apostar nos espumantes. “Eles são refrescantes e ainda combinam com a maioria dos petiscos e porções da praia, por exemplo”, explica. “O espumante ainda tem a vantagem de ajudar na disgestão”, conta o especialista que quer desmistificar a ideia de que espumante e vinhos são caros. “Tem opções para todos os bolsos”.
Economize e escolha as uvas certas
Por fim, Rodrigo Bertin ensina que os tipos de vinho que combinam com o verão são os mais baratos. “Os mais caros, que são geralmente os mais encorpados, pedem por temperaturas mais quentes, então aposte nos mais simples”, conta, sugerindo as uvas mais leves e com menos tanino, como Pinot Noir, Merlot e Gamay.