Itália anuncia trens turísticos especiais e rotas ferroviárias de “cruzeiro”

Segundo a Ferrovie dello Stato Italiane, o projeto visa desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, realçando lugares menos conhecidos, produtos típicos e tradições italianas

O luxuoso trem Dolce Vita será lançado em 2024
O luxuoso trem Dolce Vita será lançado em 2024 DIMORESTUDIO

Julia Buckleyda CNN

À medida que a crise climática induzida pelo homem continua, um país europeu procura tornar as viagens de trem não apenas a opção sustentável, mas também a mais divertida.

A Ferrovie dello Stato Italiane (FS), operadora ferroviária estatal da Itália, anunciou um novo programa de trens com foco no turismo, usando locomotivas antigas em rotas populares de férias.

Com lançamento previsto para 2024, o FS Treni Turistici Italiani (Trem Turístico Italiano) oferecerá serviços voltados para o turismo de “alta qualidade, sustentável e focado em redescobrir as riquezas da Itália”, informou a empresa em comunicado divulgado à CNN.

Eles acrescentaram que visam “um tipo de turismo em que a viagem de trem é um momento integral das férias e um elemento de alta qualidade de toda a experiência”, além de incluir destinos “fora dos roteiros mais conhecidos”.

Existem três alas para o novo projeto. Os trens “Lusso” (de luxo) serão encabeçados pelo trem de longa distância e superluxuoso Orient Express Dolce Vita, que agora será lançado em 2024, em vez deste ano, como previsto anteriormente.

O lendário Venice Simplon-Orient-Express, agora propriedade da empresa hoteleira Belmond, também se enquadrará nesta categoria, uma vez que a FS já fornece frotas de trem e pessoal, como faz para outros fretamentos de luxo, incluindo os trens Golden Eagle.

Em seguida, estão “Espressi” (Expresso) e “treni storici” – trens antigos – operando novas rotas médias e longas das principais cidades para áreas turísticas, como Milão para as costas da Ligúria e da Toscana, e um trem noturno circulando pelo sul, saindo de Roma e parando em Otranto na Puglia e Metaponto na Basilicata, antes de contornar a costa jônica (a ponta da bota da Itália) até Reggio Calabria. Essas novas rotas incluirão trens noturnos.

Os trens Espresso usarão trens das décadas de 1980 e 1990, reformados para oferecer detalhes do século 21, como vagões-restaurante, camarotes, salas de reuniões e áreas de armazenamento para bicicletas e esquis. Os serviços seguirão as tendências do turismo sazonal, apoiando as rotas existentes da Trenitalia.

Cruzeiro nos trilhos

Um novo “trem de cruzeiro” levará os hóspedes para um fim de semana em Cortina d’Ampezzo, por exemplo / sphraner/iStock Editorial/Getty Images

Haverá até “trens de cruzeiro” – rotas concebidas com a ideia de transportar turistas de um lado para o outro em pequenas pausas.

Por exemplo, um saindo de Roma em uma noite de sexta-feira permitirá que os hóspedes jantem e durmam enquanto o trem segue para o norte em direção às Dolomitas, chegando à estação de Calalzo-Pieve (para o famoso destino de esqui Cortina d’Ampezzo) pela manhã.

De lá, os ônibus de transfer podem levar os passageiros até Cortina, a 45 minutos de distância, e o trem os espera para retornar a Roma no domingo à noite. Outra rota discutida será uma viagem de cinco ou seis dias do centro ao sul da Itália, passando por cinco regiões, da Úmbria à Puglia.

Enquanto isso, a FS Treni Turistici Italiani assumirá a operação dos trens antigos que a Fondazione FS opera hoje em todo o país. Ela atualmente possui uma frota de 400 trens.

Finalmente, a categoria “omnibus-regionali” será mais lenta, serviços de fim de semana em trens regionais a preços mais baixos. Estas rotas serão escolhidas de forma a incluir paisagens de interesse e locais com fortes tradições gastronômicas e de bebidas. As paradas e horários serão escolhidos para maximizar a experiência do visitante.

Turismo sustentável

Os turistas aproveitam as férias nas ferrovias há décadas – como esses viajantes em 1971 / Lamberto Camirro/Archivio Gruppo/FS

Falando no lançamento junto a um trem composto por vagões protótipos aos que serão utilizados no projeto, o CEO da FS, Luigi Ferraris, disse em comunicado que o novo programa visa “relançar e desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, pronto para apreciar a riqueza do nosso país, e descobrir lugares menos conhecidos”.

Ele acrescentou que o objetivo é “tornar a viagem de trem parte integrante da experiência do cliente, criando sinergias com outras atividades turísticas, desde visitas guiadas a sítios arqueológicos, caminhadas, passando por experimentação de produtos típicos, apostando assim nas tradições e as economias das áreas [que as rotas] cobrirão”.

Antonio Tajani, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, disse em mensagem entregue no lançamento que o novo projeto faz parte de uma “estratégia de turismo moderno” para o país, que está sofrendo os efeitos do excesso de turismo.

A nova empresa adquirirá sua frota do estoque circulante regular da Trenitalia e revisará os trens para torná-los “especificamente projetados para as necessidades dos turistas” – incluindo trens fretados para peregrinações religiosas e seculares para as cidades artísticas da Itália.

Eles também pretendem construir novos vagões de alta tecnologia, incluindo decks panorâmicos em estilo suíço, e construir uma frota de vagões-restaurante apresentando o melhor da culinária italiana.

A Itália está ficando cada vez mais lotada, à medida que turistas de todo o mundo se reúnem para experimentar a dolce vita. Em 2022, o país registrou cerca de 56 milhões de pessoas chegando. Prevê-se que esse número atinja 75 milhões em 2023.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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