Aquário de São Paulo, no Ipiranga, poderá reabrir no próximo sábado (5)
Local adotará medidas de segurança contra o coronavírus e retornará com ocupação máxima permitida de 40% do público
A Prefeitura da capital paulista autorizou a reabertura do Aquário de São Paulo (ASP). A previsão dos administradores é de que as portas sejam abertas no próximo sábado (5). Para isso, um Termo de Compromisso foi assinado e publicado no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (2).
O Grupo Expoaqua, que administra o ASP, e a Prefeitura de São Paulo celebraram um acordo de cooperação mútua para adoção de protocolos sanitários necessários para a retomada das atividades durante a pandemia da Covid-19. O Termo será automaticamente extinto no caso de melhoria das condições epidemiológicas da cidade.
A instituição turística, localizada no bairro do Ipiranga, zona oeste da capital paulista, informa em seu portal oficial que irá reabrir no próximo dia 5 para visitação do público. No entanto, é necessário que medidas sanitárias sejam adotadas durante a pandemia da Covid-19.
Entre os critérios estabelecidos estão a ocupação máxima permitida de 40% do público, garantida pela limitação da venda de ingressos; aferição de temperatura na entrada; uso de máscara pelo visitante; e a preservação do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, além do “aceite virtual” prévio das condições da visita.
Outra medida adotada é o percurso de visitação no Aquário. Não é permitido o retorno no espaço, sendo que o visitante deverá seguir apenas um sentido – que é totalmente coberto. Pontos de referência serão demarcados no chão e, quando cabível, haverá alternância de assentos para garantir o distanciamento.
A Prefeitura, seguindo orientações da Vigilância Sanitária, não estipulou a limitação do horário de funcionamento do ASP, uma vez que o espaçamento do tempo permite a “mitigação do risco de aglomeração”. Isto é, o horário poderá funcionar em seu horário normal: das 12h às 17h, de segunda à sexta, e das 9h às 17h, aos sábados, domingos e feriados.
O Aquário de São Paulo, inaugurado em 2006, reúne mais de mil animais de cerca de 300 espécies diferentes sendo cuidados por mais de 40 profissionais, entre oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais.