Rio de Janeiro ganha roteiro de samba com atrativos pelo subúrbio carioca

Com foco no fortalecimento do turismo internacional, primeiro roteiro temático do projeto Rota do Samba abrange 10 pontos do bairro de Oswaldo Cruz

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

A cidade do Rio de Janeiro ganhou o projeto Rota do Samba, que conta com roteiros temáticos com ferramentas interativas em lugares marcados pela força histórica do samba.

O objetivo é promover a economia local e fortalecer o turismo internacional na Cidade Maravilhosa. A iniciativa foi lançada oficialmente na semana passada pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

O primeiro roteiro do projeto passa por 10 pontos ligados à história do samba no bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte da capital fluminense. Batizado de Caminho do Samba em Oswaldo Cruz, o roteiro abrange locais como a Casa do Candeia, a Feira das Yabás, a Quadra da Portela, o Bar do Seu Nozinho, a Casa da Tia Doca e o Circo São Jorge.

O trajeto tem curadoria de Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do Trem do Samba e da Feira das Yabás; da Diáspora Black, que promove e valoriza a memória negra; e de Karol Duarte, da operadora de turismo Guiadas Urbanas.

A Rota do Samba

Outros roteiros devem ser lançados em breve para além do Caminhos do Samba em Oswaldo Cruz. Para tanto, mapas interativos, audioguias, roteiros bilíngues autoguiados e ferramentas de realidade aumentada fazem parte das rotas.

Passeios gratuitos guiados para estrangeiros ocorrerão aos sábados, em que visitantes contarão com suporte de audioguias e narrativas acessíveis por QR codes. O projeto também promove a capacitação de guias e de estudantes de turismo com foco nas rotas e no afroturismo.

A Rota do Samba é uma iniciativa do EmbraturLAB, braço de inovação da agência, que também lançou neste ano o Desafio de Turismo Gastronômico, uma competição de startups o objetivo de encontrar soluções que promovam o turismo gastronômico nacional por meio de destinos, rotas e experiências.

Vale lembrar que outras rotas temáticas pelo Rio de Janeiro foram lançadas neste ano, como a rota Rio Literário e a Rota Machado de Assis, que destacam endereços significativos da cidade com base no legado da literatura. O Rio de Janeiro é, inclusive, uma Cidade Criativa da Literatura pela Unesco.

14 restaurantes brasileiros estão entre os mil melhores do mundo

Tópicos