Como será a montanha-russa mais alta e mais rápida da América Latina

Prometida para inaugurar junto do Cacau Park, no interior de São Paulo, atração deverá atingir 120 km/h e 55 metros de altura

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia

A montanha-russa mais alta e mais rápida da América Latina ficará no interior de São Paulo, na cidade de Itu, e deverá ser inaugurada em 2027 junto da abertura do inédito Cacau Park.

Dentre as diversas atrações previstas, a montanha-russa de lançamento se destaca, a qual fará parte da área temática batizada de Universo Dreams, que será lar de inovações tecnológicas.

Pelo menos é o que promete a Cacau Show, que está por trás do complexo temático que ocupará 7 milhões de m². Anunciado na segunda-feira (2) e recebido com entusiasmo pelo setor, o parque terá investimento inicial de R$ 2 bilhões.

A montanha-russa

Detalhes iniciais sobre a atração foram divulgados junto da revelação sobre o parque temático, que será inspirado em grandes resorts internacionais.

A montanha-russa terá pico de 55 metros de altura e atingirá uma velocidade de 120 km/h em apenas 5 segundos. Ao todo, o trajeto terá um quilômetro de extensão. Ainda não se sabe o nome oficial da atração.

A montanha-russa será fabricada pela Vekoma Rides, tradicional empresa holandesa do ramo de atrações radicais. Presente em mais de 40 países, a fabricante tem em seu portfólio diversos tipos de montanhas-russas, como as familiares, as suspensas, as de lançamento, as no estilo boomerang e até as tilt, em que uma seção do trilho se inclina para baixo com ajuda de uma plataforma.

Ao que tudo indica, o modelo que poderá ser implantado no parque da Cacau Show parece ser o “Ghostrider”, novidade no catálogo de montanhas-russas da fabricante, em que os passageiros experimentam um lançamento, inversões e “gravidade zero”.

A Vekoma é a responsável pela fabricação de algumas das atrações mais disputadas dos parques do Walt Disney World Resort, em Orlando. Ela está por trás das montanhas-russas Tron Lightcycle Run e Seven Dwarfs Mine Train, no Magic Kingdom Park, assim como da Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind, no Epcot, e da Expedition Everest, no Animal Kingdom Park.

A montanha-russa familiar Flight of the Hippogriff, no parque Universal Islands of Adventure, em Orlando, também é da Vekoma.

Outras atrações no Cacau Park

A apresentação do Cacau Park revelou ainda outras atrações, a exemplo de carrinhos bate-bate estilizados como Fuscas, que refletem o início da trajetória do fundador e CEO da Cacau Show, Alexandre Costa.

Em Aventura Maia, uma das cinco áreas temáticas divulgadas, haverá uma atração molhada interativa. Segundo o site da Vekoma, o modelo chama-se “Beat It”, em que os barcos são equipados com tambores.

O trajeto inclui uma subida regida pelo toque dos tambores e, após a subida, os barcos levam os visitantes a uma queda molhada. São dois barcos que acomodam 12 pessoas que se alinham e competem entre si.

A área da Aventura Maia é descrita como uma terra mística com templos, pirâmides e atrações interativas com temática da civilização maia.

Uma fábrica de chocolates também está nos planos da propriedade, assim como uma montanha-russa suspensa.

Cacau Park

Projeto da entrada do Cacau Park, inédito parque temático da Cacau Show em Itu (SP)
Projeto da entrada do Cacau Park, inédito parque temático da Cacau Show em Itu (SP) • Divulgação

O parque temático ficará na altura do quilômetro 84 da Rodovia Castelo Branco, em Itu, e tem expectativa de atrair 3 milhões de visitantes por ano. Segundo Alexandre Costa, serão esperadas cerca de 50 mil pessoas em um dia de pico.

Dois hotéis, boulevard com lojas, arenas poliesportivas e condomínios farão parte do projeto, que já é classificado com um dos principais atrativos do país e da América Latina.

Parques de diversão no Brasil: veja 13 opções para curtir nas férias

Tópicos