3 pizzarias artesanais brasileiras estão entre as 50 melhores redes do mundo

Bráz Pizzaria apareceu no 4º lugar do 50 Top World Artisan Chains 2024, ranking que elegeu ainda a 1900 Pizzeria e a La Braciera entre as melhores

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Bráz Pizzaria foi eleita a quarta melhor rede de pizzaria artesanal do mundo em 2024, repetindo a colocação do ano passado.

É o que aponta o 50 Top World Artisan Pizza Chains 2024, ranking italiano divulgado nesta quarta-feira (27) que avalia e ranqueia as melhores redes de pizzarias artesanais do mundo.

São avaliados apenas restaurantes com, no mínimo, quatro unidades no país de origem, também sendo levado em conta o preparo artesanal e o padrão da pizza em todos os endereços. O ranking tem curadoria do 50 Top Pizza, guia anual que elege as melhores pizzarias do mundo.

Dos 50 nomes, outros dois são do Brasil. A 1900 Pizzeria, com unidades espalhadas pela capital paulista, figurou na 14ª posição, enquanto a La Braciera, também com casas em São Paulo, fez a estreia no ranking e conquistou o 35º lugar.

As pizzarias brasileiras

Ambiente da Bráz Pizzaria em Moema, em São Paulo
Ambiente da Bráz Pizzaria em Moema, em São Paulo • Romulo Fialdini

A pizzaria brasileira mais bem colocada do ranking, a Bráz, tem sete unidades em São Paulo, uma em Campinas e outra no Rio de Janeiro. Única rede nacional no top 5, a pizzaria é destacada pelo ranking por conta de seus ingredientes, vinhos e azeite.

“A seleção de ingredientes italianos é impressionante, incluindo vinhos e azeite extravirgem da marca Bràz, selecionados diretamente na Itália”, diz o site oficial da premiação.

A rede brasileira que aparece na sequência, a 1900 Pizzeria, foi fundada em 1983 em um casarão do início do século 20 na Vila Mariana, daí o nome da casa. A marca ganhou fôlego e hoje opera com oito restaurantes na capital paulista. Na premiação deste ano, a 1900 ganhou o prêmio de “Performance do Ano”.

Já a La Braciera foi criada em 2021 e foca em pizzas napolitanas com ingredientes da Itália, a exemplo da farinha. As massas tem fermentação longa, de 72 horas. De acordo com a rede, uma média de 20 mil redondas são vendidas por mês. As unidades estão espalhadas por São Paulo, nos bairros de Higienópolis, Tatuapé, Santana, Jardins e Morumbi.

Aparecendo como uma novidade no ranking, a La Braciera levou o prêmio de “Nova Entrada do Ano”.

As primeiras colocadas

Encabeçando a lista está a Grosso Napoletano, da Espanha, uma das referências em pizza napolitana. Completam o pódio a pizzaria italiana Da Michele, na segunda posição, e a Big Mamma Group, da França, na terceira colocação.

Confira as 10 pizzarias mais bem colocadas do ranking em 2024: 

  1. Grosso Napoletano (Espanha);
  2. Da Michele (Itália);
  3. Big Mamma Group (França);
  4. Bráz Pizzaria (Brasil);
  5. Luigia (Suíça);
  6. Berberè (Itália);
  7. Pizza Pilgrims (Reino Unido);
  8. 400 Gradi (Austrália);
  9. Eataly (Itália);
  10. Pizzium (Itália).

Confira o ranking completo neste link.

Escolha das pizzarias

A lista do 50 Top World Artisan Pizza Chains é dedicada a negócios com pelo menos quatro endereços no país de origem ou fora dele.

O ranking é montado de acordo com as avaliações de mais de 100 juízes anônimos, os quais visitam os restaurantes ao redor do mundo em dupla, pagam a própria conta e seguem uma série de critérios para atribuir os pontos.

Vale lembrar que a escolha das 50 melhores pizzarias artesanais de rede é diferente da lista das melhores pizzarias do mundo pelo 50 Top Pizza, ranking que elenca pizzarias da Itália e do mundo sem preferência de estilo.

Na edição mais recente, cinco pizzarias brasileiras conquistaram espaço entre as 100 melhores do mundo. São elas a Leggera Pizza Napoletana (11º lugar); QT Pizza Bar (38º); A Pizza da Mooca (53º); Unica Pizzeria (87º) e Ferro e Farinha (89º).

Tópicos