Quer fugir do frio? Veja praias brasileiras para visitar no inverno
Litoral brasileiro reserva lugares preciosos, com temperaturas elevadas mesmo em julho, e diversas opções de estadia
O inverno no hemisfério sul chegou e, apesar de ser um ótimo momento para aproveitar paisagens montanhosas e um bom vinho, as praias continuam sendo uma atração turística certeira — seja sozinho, a dois ou em família. Afinal, há lugares no Brasil nos quais as temperaturas permanecem altas mesmo em julho.
O litoral brasileiro reserva praias preciosas, com águas cristalinas e areias branquinhas, e diversas opções de estadia.
Confira praias brasileiras para visitar no inverno:
-
Ipanema, no Rio de Janeiro
A Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, sempre é uma boa opção de destino praiano. Foi, inclusive, eleita a segunda mais bonita do mundo pelo Lonely Planet, um guia conceituado de viagem, em 2024.
Segundo a publicação, a praia tem três quilômetros de comprimento e “pores do sol surpreendentes”. Para completar, é um destino que permite uma vida noturna agitada. Ideal para quem viaja a dois ou com amigos.
Na orla de Ipanema, o Fasano Rio de Janeiro continua sendo um hot spot. Além dele, há excelentes estadias por toda a cidade.
-
Trancoso, na Bahia
Um destino que faz sol praticamente o ano inteiro, Trancoso oferece uma série de praias para todos os gostos. A Praia do Espelho, por exemplo, é uma excelente opção para os viajantes que buscam uma experiência única.
O local tem paisagens de tirar o fôlego. Quando a maré está baixa, formam-se as piscinas naturais, sendo que o reflexo solar clareia a água ainda mais.
Há também um evento que ocorre durante as luas cheias: o fenômeno de espelho refletindo as falésias coloridas na água. Também há passeios de quadriciclo, lancha e barco.
Já a Praia de Itaquena é o destino perfeito para quem gosta de surfar ou aproveitar para se aventurar na água. Agora, se você quer beleza, não deixe de visitar a Praia dos Coqueiros, a Praia Rio Verde e a Praia Rio da Barra.
Encontrar uma estadia em Trancoso não será um problema, já que a cidade abriga um dos melhores do mundo: o Hotel Fasano Trancoso, eleito pela publicação americana Travel + Leisure, em 2023.
-
Jericoacoara, no Ceará
Com menos chuvas nesta época do ano, a Praia de Jericoacoara traz pisos de areia em estabelecimentos da área e um toque hippie-chic. O local instagramável, que tem redes para descanso no mar, também é um paraíso para quem quer relaxar.
Já a Praia do Preá, do município de Cruz, é uma das indicações de Daniela Filomeno para quem gosta de esportes radicais e cogita aprender (ou praticar) kitesurf.
Em Jericoacoara, há opções de estadias na vila. Com piscinas de borda infinita e chalés privativos, é possível ficar em uma área mais tranquila ou badalada.
-
São Miguel dos Milagres, em Alagoas
A duas horas de Maceió, a Praia de São Miguel dos Milagres é um paraíso à parte. O mar traz diversas colorações, areia branquinha, piscinas naturais, barreiras de corais e coqueiros, que fazem o cartão postal dos visitantes.
O local também é ideal para quem busca a tranquilidade que só o nordeste brasileiro proporciona. Isso porque, mesmo com a cidade cheia, a longa extensão das praias da cidade de São Miguel dos Milagres faz com que você caminhe por muitos quilômetros sem encontrar ninguém.
Não faltam opções de hospedagem na região. É possível ficar em locais como o novíssimo Mahré Hotel, localizado em frente ao hipnotizante mar de Alagoas, com gastronomia liderada pelo premiado chef Rafa Gomes e todas as suítes com piscinas privativas.
-
Fernando de Noronha, em Pernambuco
Um dos destinos mais cobiçados do mundo, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um paraíso na terra, perfeito para qualquer época do ano.
As praias de Noronha também são mundialmente reconhecidas: a Baía do Sancho, a oeste do Morro Dois Irmãos, ficou pelo menos sete vezes entre as cinco melhores do mundo no Traveller’s Choice Awards, da plataforma TripAdvisor. Em 2023, angariou o primeiro lugar como a melhor praia do mundo, segundo a avaliação dos turistas.
Reconhecida e tombada pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural da humanidade, hotéis beira-mar são proibidos em Noronha. A norma visa preservar o meio ambiente, que tem a fauna e a flora protegidas pelo Parque Nacional Marinho, o qual ocupa cerca de 70% da ilha principal.
Mesmo assim, a maioria das acomodações fica pertinho das principais praias. Algumas estadias de lá incluem a pousada Maria Flor, do ator Bruno Gagliasso, e Nannai Noronha Solar dos Ventos. Veja mais opções de onde se hospedar em Noronha aqui.