Veja nove sanduíches da cidade de Nova York que valem a pena experimentar
Nos últimos anos, uma série de sanduíches inovadores foram desenvolvidos na Big Apple, acrescentando algo de especial nas refeições daqueles que estão em Nova York
Um símbolo quase tão poderoso quanto o bagel, o cookie mesclado e a fatia de pizza, o sanduíche de pastrami com centeio da Katz Deli é o lanche por excelência de Nova York. Sim, esse é o mesmo do filme “Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro” – o sanduíche indutor de orgasmo que levou os clientes a perguntar “o que ela está comendo”, com uma fila que saía pela porta.
Mas na cidade de Nova York, sempre há espaço para melhorias (afinal, esta é a casa do cronut, a doce mistura de croissant em forma de donut) e, nos últimos anos, uma série de novos sanduíches excelentes têm sido servidos na Big Apple.
Cada inovação é mais empolgante que a anterior, adicionando algo especial ao almoço dos moradores da cidade. Aqui estão nove sanduíches de Nova York que merecem entrar no ranking ao lado do pastrami de centeio de Katz:
1. Sanduíche de carne de porco Duroc desfiada da Num Pang Sandwich Shop
Um sucesso desde a primeira inauguração em 2009, esta pequena rede de lojas que vendem sanduíches cambojanos estilo banh mi provou que mesmo algo tão familiar quanto carne de porco desfiada merece um upgrade.
No Num Pang, eles servem carne de porco Duroc desfiada com mel temperado acompanhado de pepino, cenoura em conserva, coentro e maionese de pimenta em uma baguete de sêmola ou quinoa.
É, em resumo, viciante.
2. Sanduíche de falafel do Mamoun’s
O restaurante de falafel mais antigo da cidade de Nova York pode também ser o melhor e, depois de mais de quatro décadas, pouco mudou – para o deleite de seus clientes fiéis.
O petisco de assinatura é o sanduíche de falafel: bolinhos fritos de grão-de-bico e especiarias servidos em um pão pita quente com molho de tahini e salada, com um preço que cabe no bolso.
3. Brócolis Clássico do Nº 7 Sub
Vamos começar do começo: esqueça quaisquer noções preconcebidas sobre o que é um sanduíche de brócolis. Jogue-as pela janela, porque o sanduíche robusto do Nº 7 é um divisor de águas certificável.
É feito com brócolis assado, queijo feta, chalotas fritas, maionese e um pouco de lichia para doçura, tudo recheado em um herói italiano assado no Brooklyn. Uma opção vegetariana nunca teve um sabor tão bom.
4. Sanduíche rolo de lagosta do Luke’s Lobster
Conseguir a lagosta do Maine na cidade de Nova York nunca foi um grande problema, mas encontrar um rolo de lagosta excelente nem sempre é garantido.
Até que chegaram os rolos de lagosta do Luke’s Lobster em 2009 – pãezinhos simples com um toque de maionese, alguns temperos e meio quilo de carne de garra de lagosta do Maine de alta qualidade.
Dizer que foi um sucesso (delicioso) é um eufemismo: depois de abrir sua primeira loja no East Village, a Luke’s se expandiu para vários estados americanos e foi até Tóquio.
5. Clássicos minissanduíches da The Meatball Shop
O sonho do chef e proprietário Daniel Holzman de abrir um restaurante que serve apenas almôndegas e sanduíches de almôndegas foi realizado em 2010 e o agora amado restaurante, The Meatball Shop, fez ainda mais sucesso com seus minissanduíches.
A combinação de almôndegas e molho em um minipão permite que os clientes misturem e combinem molhos e carnes, mas o clássico – uma única almôndega de carne, enrolada à mão na casa, com um simples molho de tomate – é o que há.
Seu clássico molho de tomate tem sido um sucesso por si só: desde a inauguração, há seis anos, o TMS já vendeu mais de 55 mil galões e agora também vende em lojas e online.
6. Sanduíche de pontas de peito queimadas do Mighty Quinn’s Barbeque
Ainda jovem no cenário gastronômico de Nova York, o Mighty Quinn’s começou a vender seu churrasco em um estande em um mercado de alimentos ao ar livre no Brooklyn. Em 2013, encontrou um lar no East Village – junto com uma legião de devotos.
Seu estilo, uma mistura de churrasco de Carolina/Texas, rende inesquecíveis carnes de porco desfiadas, entrecosto e principalmente pontas de peito queimadas – que merecem um sanduíche à parte.
As pontas chamuscadas do peito são servidas em um pão recém-assado e coberto com molho caseiro. Sem surpresa, é um dos itens mais populares servidos.
7. Sanduíche de carne defumada da Mile End Deli
Uma delicatessen judaica/canadense no Brooklyn (nada menos que não kosher), Mile End é tudo menos comum, assim como seu popular sanduíche de carne defumada.
Um rival do pastrami de Katz, o sanduíche da Mile End é embalado com peito curado a seco que foi temperado, defumado e empilhado em pão de centeio (com mostarda, claro).
Diz o proprietário Noah Bernamoff: “As carnes frias em geral tornaram-se mercantilizadas como tantos outros alimentos tradicionais, então a verdadeira razão pela qual as pessoas adoram nossa carne defumada é porque dedicamos tempo e tomamos o cuidado necessário para torná-la à moda antiga – começando com carne bovina de qualidade excepcional, cura a seco e defumação com madeira real”.
8. O combo italiano da Court Street Grocers
Pode-se pensar que um sanduíche de metro recheado com carnes e queijos curados italianos não deveria exigir muito pensamento, mas no caso da Court Street Grocers, os proprietários levaram mais de dois anos para aperfeiçoar seu sanduíche italiano Combo.
A mistura de mortadela, copa, o salame seco soppressata, queijo suíço, mussarela, pecorino romano, cebola roxa, rúcula, maionese e pasta hoagie da Court Street se junta perfeitamente em um pão de rolo semeado. É uma nova reviravolta em um velho clássico bem feito.
9. Sanduíche de frango à parmegiana da Parm
Transformar um clássico – e sem dúvida familiar – prato ítalo-americano em um sanduíche inesquecível leva um toque especial. No caso do sanduíche de frango à parmegiana, isso é fornecido pela Parm.
Com seu molho de tomate picante, frango perfeitamente triturado e a quantidade certa de folhas de manjericão, ensanduichadas em um rolo de sêmola, a mistura de comida reconfortante encontra melhorias sofisticadas e resulta em um sanduíche inesquecível. Os fãs também parecem pensar o mesmo: os sanduíches da Parm agora podem ser encontrados no estádio dos Yankees.
*Cindy Augustine é uma escritora e editora de estilo de vida que mora no centro da cidade de Nova York. Ela viajará até os confins da Terra para uma ótima refeição, principalmente se envolver pizza. Veja suas fotos no Instagram e siga no Twitter.