Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    WhatsApp deve ter IA que cria imagens a partir de fotos do usuário

    Informação foi publicada pelo site especializado WABetaInfo, mas ainda não está confirmada pela Meta

    Redação, do Estadão Conteúdo

    Um novo teste indica que, em breve, pode haver a possibilidade de criar imagens de perfil personalizadas por inteligência artificial no WhatsApp. A informação foi publicada pelo site especializado WABetaInfo no último dia 2.

    São grandes as chances de que o recurso se somará à função Imagine, sendo capaz de criar vários tipos de imagens a partir do que for pedido pelo usuário. Na captura de tela revelada pelo WABetaInfo, lê-se: “tire fotos suas uma vez, então imagine-se em qualquer cenário, de uma floresta ao espaço”. Ou seja: é possível que, a partir de fotos escolhidas pelo usuário, a IA gere cenários criativos para a imagem.

    Para esse fim, será preciso tirar algumas fotografias no estilo selfie para que a inteligência artificial possa capturar todos os detalhes do rosto. As imagens vão compor um banco de dados para que a IA crie imagens no futuro.

    Tiradas as fotos, seria necessário digitar o termo “Imagine Me” no chat do Meta AI, inteligência artificial da Meta, empresa dona do WhatsApp, para acionar a inteligência artificial.

    Na mesma tela publicada pelo WABetaInfo, são exibidos os produtos do trabalho da inteligência artificial. Em uma foto, vê-se pessoas em uma mata; em outra, com flores na cabeça; na última, com fones de ouvido em um ambiente mais futurista.

    Ainda segundo informações do WABetaInfo, o recurso Imagine Me será opcional, sendo preciso ativar o mecanismo manualmente nas configurações do WhatsApp.

    Espera-se que a novidade seja lançada ainda neste ano. O mecanismo já está em desenvolvimento na versão beta do WhatsApp para Android.

    A Meta vem enfrentando dificuldades em relação à implementação de sua inteligência artificial. Recentemente, os termos de uso do Facebook foram atualizados no Brasil no sentido de permitir a utilização de fotos, vídeos e legendas publicados por usuários para treinar a Meta AI. O objetivo final seria o desenvolvimento de uma tecnologia semelhante ao ChatGPT.

    No último dia 2, o governo do Brasil chegou a ordenar, sob pena de multa, a suspensão da coleta de informações de brasileiros para o aperfeiçoamento da IA da Meta.

    Tópicos