Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tudo o que você precisa saber sobre o iOS 14

    A Apple quer que o iPhone substitua suas chaves do carro

    Kaya Yurieff, da CNN

    A Apple acabou de oferecer um novo vislumbre de como a experiência de usar um iPhone irá mudar. Nesta segunda (22), a companhia revelou o iOS 14, a nova versão do sistema operacional do iPhone, que vai possibilitar novas maneiras de descobrir e organizar aplicativos — e vai até te deixar destravar seu carro com o celular.

    As novas funções, anunciadas na WWDC (Conferência Mundial de Desenvolvedores), evento anual da Apple, foca largamente na organização, descoberta e acesso de apps. Por exemplo, a Apple introduziu um recurso chamado App Library, que organiza automaticamente os aplicativos em sua tela de fundo para que você não precise passar por várias páginas.

    A Apple disse que as novas funcionalidades de software estarão disponíveis a partir de setembro para modelos desde o iPhone 6s. A prévia exclusiva para desenvolvedores estará disponível a partir desta segunda.

    Aqui estão algumas das maiores novidades chegando para o iOS 14.

    Mini apps

    A Apple revelou uma maneira mais fácil de descobrir e acessar novos aplicativos. A função, chamada App Clips, oferece uma pequena parte de um aplicativo para uso quando necessário, seja para desbloquear um patinete ou pedir um hambúrguer de um restaurante. Esses aplicativos têm tamanho pequeno e se integram ao Apple Pay. Usuários podem optar por baixarem as versões completas dos aplicativos na App Store.

    A nova opção pode ser acessada ao escanear um código App Clip ou QR. Eles também podem ser compartilhados por mensagem ou pelo navegador Safari.

    Melhorias para grupos de mensagens

    Com o crescimento de grupos de mensagens no iMessage, a Apple se inspirou em um dos serviços mais populares de troca de mensagens profissionais para oferecer as adições. A Apple anunciou melhorias para os grupos, incluindo a opção de fixar as conversas mais importantes no topo da lista de mensagens e mencionar outros nos grupos, similarmente ao Slack. Usuários receberão notificações quando forem mencionados.

    Os usuários também poderão escolher uma foto para o grupo usando uma imagem ou um emoji. Os avatares da Apple, chamados de Memoji, também ganharão novos penteados, opções de idade e máscaras faciais.

    Chaves do carro digitais

    Primeiro, a Apple mirou no seu cartão de crédito e, agora, a companhia quer substituir suas chaves do carro. Uma nova ferramenta que permitirá o uso de iPhones e Apple Watches para destravar e dar partida no carro foi sugerida. Inicialmente, só estará disponível com a nova série BMW 5 de 2021. 
    Chaves digitais também poderão ser compartilhadas com outras pessoas, como familiares, usando mensagens. A nova geração da tecnologia permitirá que os usuários destravem seus veículos sem tirar o iPhone do bolso e está prevista para o ano que vem.

    AirPods

    Os AirPods também ganharão uma melhoria. Os populares fones de ouvido sem fio vão alternar entre dispositivos e áudio com mais fluidez. Por exemplo, os usuários podem terminar um áudiolivro e então pegar o iPad para assistir um programa de TV. Quando alguém ligar, o áudio alternará automaticamente para a chamada.

    A versão mais cara, Pro, terá agora uma função chamada de “áudio espacial”, que tentará replicar som surround ou a experiência de estar em um cinema.

    App de tradução

    O novo app Translate pode traduzir texto e áudio em 11 línguas diferentes, incluindo inglês, espanhol, francês e mandarim. O aplicativo pode traduzir em tempo real quando duas pessoas estão falando em línguas diferentes para um iPhone.

    Assistir vídeos enquanto está fazendo outras coisas

    A função Picture in Picture permite que os usuários continuem a assistir vídeos ou atenderem uma chamada no FaceTime enquanto usam outros apps, como o iMessage. Os usuários também podem mover o vídeo dentro da tela, ou escondê-lo e continuar a ouvir o áudio.

    Chamadas recebidas não tomarão sua tela

    A Apple finalmente tratará uma dor de cabeça para alguns de seus usuários. Chamadas recebidas não ocuparão a tela inteira nos dispositivos com iOS, incluindo o iPhone e o iPad. Ao invés disso, elas aparecerão como um banner no topo da tela.

    Privacidade

    A Apple colocou uma grande ênfase em privacidade nos últimos anos como uma maneira de se diferenciar dos outros gigantes da tecnologia. Em seu movimento mais recente, a Apple dará aos usuários a opção de compartilhar apenas a localização aproximada com os aplicativos, ao invés de precisamente onde estão.

    Na App Store, os usuários também conseguirão ver um resumo do termo de privacidade de um aplicativo antes de baixá-lo. E os aplicativos também terão um rótulo como o de “informação nutricional”, mostrando quantos e quais dados são coletados, como localização, histórico de navegação e contatos. Cada desenvolvedor reportará por si suas práticas de privacidade.

    (Texto traduzido, confira o original em inglês).

    Tópicos