Toneladas de restos do foguete chinês caem no oceano, diz Comando Espacial dos EUA
Detritos do Long March 5B entraram na atmosfera por volta das 13:45, no horário de Brasília
A agência de voos espaciais da China informou, neste sábado (30), que os restos do foguete Long March 5B, de 23 toneladas, que decolou em destino à estação espacial do país asiático no domingo (24), entraram na atmosfera da Terra sobre o mar no sudoeste das Filipinas, com a “grande maioria” dos detritos queimando na reentrada.
A informação foi confirmada por um comunicado na conta da empresa, na rede social chinesa WeChat.
O ocorrido também foi comentado pelo Comando Espacial dos Estados Unidos, que estava rastreando a trajetória da espaçonave.
No Twitter, o comando disse que os detritos entraram no Oceano Índico na tarde deste sábado, por volta das 13:45 (horário de Brasília).
O administrador da Nasa, Bill Nelson, usou o Twitter para criticar a falta de informações sobre o caso:
“Todas as nações espaciais devem seguir as melhores práticas estabelecidas, e fazer a sua parte para compartilhar esse tipo de informação com antecedência para permitir revisões confiáveis de risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B”, escreveu.
“Fazer isso é fundamental para o uso responsável do espaço e para garantir a segurança das pessoas aqui na Terra”, continuou.
…reliable predictions of potential debris impact risk, especially for heavy-lift vehicles, like the Long March 5B, which carry a significant risk of loss of life and property.
Doing so is critical to the responsible use of space and to ensure the safety of people here on Earth.
— Bill Nelson (@SenBillNelson) July 30, 2022
A entrada dos detritos na atmosfera estava prevista para acontecer no domingo (31), de acordo com cientistas da Corporação Aeroespacial no Centro de Estudos de Detritos Orbitais e de Reentrada (Cords).
As projeções, no entanto, mostraram que os detritos cruzaram partes do México e do Brasil, depois contornaram o Cabo da África antes de passar por terra no sudeste da Ásia.
Our latest prediction for #CZ5B rocket body reentry is:
🚀30 Jul 2022 17:08 UTC ± 1 hour
Reentry will be along one of the ground tracks shown here. Follow this page for updates: https://t.co/SxrMtcJnj0 pic.twitter.com/zmFX2OJG6N— The Aerospace Corporation (@AerospaceCorp) July 30, 2022