Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Telescópio Hubble captura imagem de formação de estrela massiva

    Formação estelar próxima da Via Láctea fica a mais de 5 mil anos-luz da Terra e possui 30 vezes a massa do Sol

    Imagem feita pela Telescópio Espacial Hubble de uma região de formação de estrelas
    Imagem feita pela Telescópio Espacial Hubble de uma região de formação de estrelas ESA/Hubble & NASA, R. Fedriani, J. Tan

    Da CNN

    A Nasa divulgou nesta sexta-feira (16) uma nova imagem capturada pelo Telescópio Espacial Hubble. A foto, feita do monitoramento feito pela agência dos Estados Unidos e da Agência Espacial Europeia (ESA), registrou a formação de estrelas.

    A imagem, que foi registrada no dia 11 de fevereiro, mostra o conglomerado de formação de estrelas conhecido como IRAS 16562-3959. A região está dentro da Via Láctea e cerca de 5.900 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Escorpião.

    O registro foi feito pela câmera WFC3 (do nome Wide Field Camera 3, em inglês) do Hubble, instalada em 2009. Os detalhes são resultado de quatro filtros utilizados separadamente.

    No centro da imagem, é possível ver que a região abriga provavelmente uma estrela massiva – com cerca de 30 vezes a massa do Sol – ainda em processo de formação. As nuvens parecem escuras porque há muita poeira estelar que bloqueia a luz e limita a onda do infravermelho próximo da luz capturada pelo Hubble.

    Confira a imagem registrada pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa e da ESA:

    Imagem feita pelo Telescópio Espacial Hublle da região de estrelas conhecida como IRAS 16562-3959
    Imagem feita pela Telescópio Espacial Hubble de uma região de formação de estrelas / ESA/Hubble & NASA, R. Fedriani, J. Tan