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    SXSW 2024: jogos multiplayer e plataformas são tendência no mundo dos games

    Fortnite e Roblox são exemplos da nova abordagem da indústria: games como plataformas

    Personagem dos games, Sonic foi para a TV
    Personagem dos games, Sonic foi para a TV Divulgação/Netflix

    Marina Motomurada CNN

    Foi divulgado neste domingo (10), no SXSW, o relatório “All About Games” (“Tudo sobre Videogames”), reunindo as últimas tendências sobre o universo dos videogames.

    O relatório de Joost van Dreunen, acadêmico e empreendedor, especialista em videogames, começa mostrando que as maiores empresas do setor de games têm faturamento anual na casa dos bilhões — caso das líderes de mercado Sony (US$ 30 bilhões em 2023) e Microsoft (US$ 20 bilhões em 2023).

    O consumo de videogames está dividido entre console (plataformas como PlayStation e Xbox), PC (computadores) e mobile, com expressivo crescimento do uso de games em celulares nos últimos anos.

    Segundo o autor do relatório, haverá nos próximos anos uma mudança do conceito de games de produtos/serviços para plataforma.

    Como o mercado evoluiu desde o início da indústria de games:
    1. A abordagem tradicional de vendas nos games até agora era vender o máximo de unidades possível com o maior preço, como nos casos de Zelda e Uncharted.
    2. Havia também a abordagem de serviços live (os chamados “forever games”) em games de múltiplos jogadores, como Pokémon Go e League of Legends.
    3. O próximo passo é considerar games como plataformas, que se estendem além do jogo. A ideia é um misto de atividades on e offline, como nos casos de Fortnite e Roblox.

    A ideia de games como plataforma significa criar várias ações com os consumidores: play (jogar), watch (assistir), connect (conectar), create (criar) e collect (colecionar).

    Ainda de acordo com o relatório, uma das próximas tendências são os multiplayers games — ninguém quer mais jogar sozinho.

    O documento aponta ainda que a liderança da indústria tem mudado nos últimos anos entre publishers e gatekeepers. Se em 2000 Sony e Nintendo reinavam, agora disputam espaço com a Tencent, Apple e Google.

    Panorama atual da indústria de games
    Panorama atual da indústria de games / Reprodução

    Os concorrentes agora precisam encarar desafios como manter o sucesso inicial (a tendência é de queda brusca no número de usuários depois de 3 semanas do lançamento) e como evitar os layoffs que assombram a indústria.

    Quando se olha para as gerações Z e Alpha, o consumo de games supera em muito o consumo de vídeos. Não à toa, a indústria de entretenimento tem feito séries e filmes com base em personagens do mundo dos videogames, como Lasf of Us, Sonic e The Witcher.

    O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, acontece anualmente em março, em Austin, nos Estados Unidos e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, trazendo ainda, atrações de diferentes países. A edição deste ano começou no dia 08 e vai até o dia 16 de março.

    (*Com informações de Aline Sgarbi, da CNN, em Austin)