Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SpaceX tenta terceiro voo de Starship nesta quinta (14); assista

    Tentativa de lançamento ocorre após duas tentativas falhas em 2023; saiba mais

    Terceiro voo da Starship acontece em Boca Chica, Texas, nos Estados Unidos
    Terceiro voo da Starship acontece em Boca Chica, Texas, nos Estados Unidos Brandon Bell/Getty Images

    Nicoly Bastosda CNN

    São Paulo

    A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, confirmou o terceiro voo do Starship para a manhã de quinta-feira (14). O lançamento será feito em Boca Chica, Texas, nos Estados Unidos, e está marcado para acontecer a partir de 9h (horário de Brasília), com uma janela de teste de 110 minutos. De acordo com a última atualização da empresa, a previsão de lançamento é 10h25 (horário de Brasília).

    A SpaceX recebeu autorização da Administração Federal de Aviação (FAA), responsável por licenciar lançamentos de foguetes comerciais, para a missão na tarde desta quarta-feira (13).

    Acompanhe na publicação abaixo:

    “A FAA determinou que a SpaceX atendeu a todos os requisitos de segurança, ambientais, políticos e de responsabilidade financeira“, disse a agência em comunicado à imprensa.

     

    O Starship, foguete de quase 120 metros de altura, é considerado o mais poderosos do mundo e foi construído com o objetivo de um dia levar astronautas à Lua pela Nasa, e, se tudo der certo, humanos a Marte.

    “O terceiro teste de voo visa aproveitar o que aprendemos em voos anteriores enquanto tentamos uma série de objetivos ambiciosos. Ele também voará em uma nova trajetória, com a Starship destinada a cair no Oceano Índico. Esta nova trajetória de voo permite-nos experimentar novas técnicas, como a queima de motores no espaço, ao mesmo tempo que maximizamos a segurança pública”, diz a empresa em seu site oficial.

    O terceiro voo do Starship ocorre depois de duas tentativas falhas em 2023.

    Outros dois voos da Starship tiveram problemas

    O último voo do Starship realizado pela SpaceX ocorreu em novembro de 2023, mas uma falha levou os engenheiros a perderem contato com a nave no espaço.

    O Starship deixou a base da empresa de Elon Musk, também em Boca Chica, no Texas, por volta das 10h (horário de Brasília). O voo foi inicialmente bem-sucedido, já que o foguete conseguiu chegar ao espaço pela primeira vez. Porém, cerca de 10 minutos após o lançamento, a equipe da SpaceX em solo parou de receber dados do segundo estágio da nave.

    Os engenheiros acreditam que o módulo se perdeu no espaço. O primeiro teste, em abril do mesmo ano, também teve problemas, terminando em uma explosão.

    Como assistir ao terceiro voo da Starship

    O lançamento do foguete poderá ser acompanhado por uma transmissão ao vivo que começará cerca de 30 minutos antes da decolagem.

    A transmissão ocorrerá através do perfil da SpaceX (@SpaceX) no X (antigo Twiter) e no site oficial. A empresa avisa que, no entanto, que o cronograma é “dinâmico e pode mudar, portanto, fique atento à nossa conta no X para atualizações”.

    Com informações de Jackie Wattles, da CNN Internacional.