Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SpaceX planeja enviar missão tripulada a Marte em 6 anos ou até menos

    CEO da empresa, Elon Musk disse em um evento que quer 'tentar enviar um veículo não tripulado em dois anos' ao Planeta Vermelho

    Jéssica Otoboni,

    da CNN, em São Paulo

    O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, disse durante um evento nessa terça-feira (1º) que planeja enviar uma missão tripulada a Marte em 2026. O anúncio foi feito durante a entrega do prêmio Axel Springer 2020, concedido a pessoas que se destacaram no ano por trabalhos inovadores.

    Assista e leia também: 
    Cápsula da SpaceX, com 4 astronautas, chega à Estação Espacial Internacional
    SpaceX e Nasa: saiba tudo sobre o envio de astronautas ao espaço após 10 anos
    Elon Musk ultrapassa Bill Gates e se torna o segundo mais rico do mundo

    Questionado pelo CEO da editora alemã Axel Springer, Mathias Döpfner, sobre quando haveria a possibilidade de pousar em Marte, Musk respondeu: “Acho que me sinto confiante [em dizer] daqui cerca de seis anos“.

    Ele afirmou que há uma sincronização entre as órbitas de Marte e da Terra a cada 26 meses, o que torna a distância entre elas um pouco menor, favorecendo a viagem. Segundo Musk, isso aconteceu este ano, durante o verão no hemisfério norte, e vai se repetir daqui dois anos, e mais dois anos depois. 

    O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk
    O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk
    Foto: Mike Blake – 13.jun.2019 / Reuters

    O empresário disse estar confiante que será possível enviar humanos a Marte em seis anos – e talvez até menos. “Se tivermos sorte, talvez em quatro anos“, anunciou. “Queremos tentar enviar um veículo não tripulado em dois anos.”

    Ele falou ainda sobre o interesse em “desenvolver uma tecnologia que pode permitir a muitas pessoas irem a Marte e tornar a vida multiplanetária”. Musk afirmou que a SpaceX já começou a testar um protótipo de foguete que seria enviado ao Planeta Vermelho.

    No evento, o executivo mencionou também a vontade ser enterrado em Marte. “Tesla tenta garantir que as coisas estejam boas no futuro na Terra, e a SpaceX é sobre um futuro bom além da Terra”, disse ele. 

    Para a Axel Springer, “com a Tesla, Elon Musk revolucionou a indústria automotiva, e com a SpaceX, o campo da viagem espacial”.