Vídeo: SpaceX faz lançamento bem-sucedido de avião espacial
Atividades secretas do X-37B no espaço têm sido objeto de fascínio e especulação na comunidade espacial
A SpaceX fez um lançamento bem-sucedido do foguete Falcon Heavy, que lançou o avião espacial militar X-37B, na noite desta quinta-feira (28). Veja abaixo as imagens da decolagem.
A espaçonave lançada foi enviada ao espaço para os militares dos Estados Unidos e fará pesquisa de ponta no território. Não está claro, porém, exatamente para onde o avião espacial está indo.
A decolagem foi feita do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, às 22h (no horário de Brasília).
As atividades do X-37B no espaço têm sido objeto de fascínio e especulação na comunidade espacial, à medida que entusiastas amadores correm para rastrear seu paradeiro e compartilhar teorias sobre suas atividades.
Veja também: Nasa transmite vídeo de gato em mensagem de laser do espaço para a Terra
Todo o planejamento do lançamento foi cumprido com sucesso, desde a saída do foguete até a separação dos boosters da nave, o lançamento do avião, e o retorno do foguete à base com segurança.
Assemelhando-se a um ônibus espacial em miniatura da Nasa com as janelas fechadas, o X-37B reutilizável e totalmente autônomo é conhecido por realizar pesquisas sobre conceitos como retransmitir energia solar do espaço para uso na Terra e estudar os efeitos da radiação nas sementes usadas para cultivar alimentos.
Esta missão – a sétima viagem ao espaço de um avião X-37B – promete ser ainda mais intrigante do que os voos anteriores.
Passeio poderoso
Este lançamento marca a primeira vez que o avião espacial pega carona em um SpaceX Falcon Heavy, um dos foguetes operacionais mais poderosos do mundo.
Anteriormente, o X-37B foi lançado no veículo SpaceX Falcon 9 e no foguete Atlas V construído pela United Launch Alliance, uma joint venture entre a Lockheed Martin e a Boeing.
O Falcon Heavy produz mais impulso do que os dois foguetes combinados.
O lançamento via Falcon Heavy pode indicar que o X-37B está destinado a órbitas mais distantes, talvez até à Lua ou a Marte, sugeriu Paul Graziani, CEO da COMSPOC, empresa dedicada ao rastreamento de objetos no espaço.
Se ele viajar muito mais profundamente no cosmos do que os voos anteriores, poderá ser muito mais difícil para os observadores do céu na Terra determinarem onde o veículo está.
Se os militares não quiserem que as pessoas rastreiem o X-37B, acrescentou Graziani, o veículo pode ser escondido sob o brilho do sol ou por vários outros meios – incluindo mudar frequentemente de posição.
Veja o momento do lançamento: