SpaceX Crew-9: Nasa adia missão para resgatar astronautas por conta de tempestade
Lançamento previsto para esta quinta-feira (26) precisou ser revisto após alerta de furacão na Flórida
A Nasa e a SpaceX anunciaram o adiamento da missão que deve trazer os astronautas da Starliner, Suni Williams e Butch Wilmore, de volta à Terra. Segundo comunicado, a SpaceX Crew-9 não deve decolar antes deste sábado (28).
O lançamento estava previsto para acontecer na tarde desta quinta-feira (26), mas o avanço da tempestade tropical Helene nos Estados Unidos e a possibilidade que ela se transforme em um furacão ao atingir a costa da Flórida causaram o adiamento.
A missão está prevista para ser lançada por volta das 14h (horário de Brasília) do sábado, do Complexo de Lançamento Espacial-40 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida — caso as condições meteorológicas estejam favoráveis.
O astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov vão decolar a bordo da nave SpaceX Dragon em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) como comandante e especialista de missão, respectivamente.
Resgate dos astronautas da Starliner
Os outros dois tripulantes que estariam no voo foram cortados para abrir espaço para Butch Wilmore e Suni Williams, que estão a bordo da ISS desde junho após o voo inaugural da Starliner da Boeing.
A missão de Wilmore e Williams tinha previsão de durar apenas oito dias, mas os problemas técnicos apresentados pela Starliner fez com que os dois ficassem “presos” no espaço enquanto sua nave retornou à Terra sozinha por uma questão de segurança.
Os astronautas da Starliner devem retornar para casa apenas em fevereiro de 2025, ao lado de Hague e Gorbunov na nave da SpaceX.
Conheça a Crew Dragon, nave que vai “salvar” astronautas da Starliner