SpaceX atinge novos patamares em voo teste; veja detalhes do lançamento
Ainda que a comunicação tenha sido perdida, teste foi ainda mais promissor do que os últimos realizados
Um foguete SpaceX Starship foi lançado em seu terceiro voo de teste das instalações da Starbase em Boca Chica, Texas, e alcançou vários marcos na manhã de quinta-feira (14), antes de provavelmente se desintegrar.
O sistema de foguetes espaciais passou por um teste de voo integrado de quase uma hora. Esperava-se que a espaçonave caísse no Oceano Índico, colocando o gigantesco veículo em posição de passar para voos de teste mais complexos e, eventualmente, transportar astronautas da Nasa para a superfície da lua.
Mas após a reentrada, a equipe perdeu duas peças-chave de comunicação ao mesmo tempo: o contato com o Starlink, o serviço de internet da SpaceX, e com o TDRSS – ou Sistema de Rastreamento e Retransmissão de Dados por Satélite.
“A equipe informou que a nave estava perdida, então não há respingos hoje”, disse Dan Huot, gerente de comunicações da SpaceX, durante a transmissão ao vivo. “Mas, novamente, é incrível ver o quanto avançamos desta vez.”
A SpaceX também nunca pretendeu recuperar a Starship após este teste de voo. Esperava-se que a espaçonave fizesse um pouso forçado. A empresa rotineiramente classifica as falhas durante esses primeiros voos de teste como normais. O objetivo é coletar dados cruciais para que os engenheiros possam voltar e mexer na Starship, melhorando-a para missões futuras.
O veículo Starship – que inclui a espaçonave Starship superior e um foguete propulsor conhecido como Super Heavy – decolou das instalações privadas da Starbase da SpaceX em Boca Chica, Texas, às 8h25 do fuso horário Central da América do Norte.
A SpaceX considera o sistema Starship crucial para sua missão fundadora: transportar humanos a Marte pela primeira vez. E, fundamentalmente, a NASA escolheu a Starship como o veículo de pouso que transportará seus astronautas para a superfície lunar na missão Artemis III programada para decolar em setembro de 2026.
“Parabéns a SpaceX pelo voo de teste bem-sucedido! A nave estelar subiu aos céus. Juntos, estamos fazendo grandes avanços através de Artemis para devolver a humanidade à Lua – e depois olhar para Marte”, escreveu o administrador da NASA, Bill Nelson, no X, anteriormente conhecido como Twitter.
O impulsionador Super Heavy – o primeiro estágio, ou parte inferior, do veículo de lançamento ganhou vida e voou sobre o Golfo do México. O impulsionador Super Heavy queimou a maior parte de seu combustível e se separou da espaçonave Starship, o estágio superior que fica no topo do Super Heavy.
Esperava-se que o propulsor fizesse um pouso autônomo e controlado no oceano, mas o propulsor “não ligou todos os motores que esperávamos e perdemos o propulsor”, de acordo com Huot. A SpaceX disse que está trabalhando para obter um vídeo do que aconteceu antes do propulsor atingir a água.
Mas o booster conseguiu voar mais longe do que qualquer outro havia conseguido. Nos últimos dois voos, o Super Heavy foi destruído no ar antes de ter a chance de testar manobras de pouso. O terceiro voo de teste ocorreu no 22º aniversário da SpaceX, de acordo com a transmissão ao vivo.
Visando velocidades orbitais
O CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que o objetivo principal desses primeiros voos de teste é levar a Starship a velocidades orbitais – velocidades rápidas o suficiente para permitir que a espaçonave entre em uma órbita estável ao redor da Terra.
Normalmente, tal feito requer velocidades superiores a 17.500 milhas por hora (28.000 quilômetros por hora). A nave estelar atingiu sua meta de velocidade orbital e não pretendia realmente entrar em órbita neste vôo.
Testes de nave estelar e demonstrações técnicas
A nave estelar queimou seu motor por cerca de seis minutos antes de entrar na fase de desaceleração. A espaçonave passou por alguns testes importantes e demonstrações tecnológicas.
Primeiro, a Starship atingiu velocidades próximas ao que seria necessário para colocar o veículo em órbita. A porta de carga da nave estelar – uma escotilha que deve abrir para a espaçonave implantar satélites no espaço depois de atingir a órbita – também se abriu antes de ser lacrada novamente, em um teste crucial desse mecanismo.
A SpaceX também realizou o que a empresa chama de “demonstração de transferência de propelente”. O objetivo era mover parte do propulsor a bordo do veículo Starship de um tanque para outro, de acordo com um e-mail de dezembro da NASA explicando o teste.
Os engenheiros da SpaceX projetaram essa demonstração para começar a discutir como a Starship será reabastecida em missões futuras enquanto estiver em órbita. A equipe “precisará fazer alguma revisão dos dados” tanto da abertura da porta de carga quanto da demonstração da transferência do propelente, de acordo com a transmissão ao vivo.
No entanto, depois de atingir vários marcos, a SpaceX revelou que optou por não tentar reacender os motores da Starship após uma fase de desaceleração de meia hora que foi originalmente planejada para o teste de voo. A Starship estava em uma “trajetória bastante íngreme”, disse Huot.
Isso significava que a gravidade da Terra provavelmente arrastaria rapidamente a nave estelar de volta à Terra, independentemente dos motores serem religados ou não. Não está claro por que a SpaceX decidiu renunciar a esse teste, mas os engenheiros notaram que muitos dados precisam ser avaliados nas próximas horas e dias.
“A atmosfera está realmente nos fazendo um grande favor aqui, ao atuar como um sistema de freio para a nave estelar”, disse Kate Tice, uma das apresentadoras da transmissão ao vivo da SpaceX.
A espaçonave Starship é revestida com cerca de 18.000 ladrilhos hexagonais de cerâmica leves, projetados para proteger o veículo das temperaturas escaldantes enquanto ele mergulha de volta na atmosfera da Terra.
Durante a transmissão ao vivo, um halo vibrante de plasma vermelho brilhante, criado por calor e pressão extremos quando a Starship entrou na atmosfera, pôde ser visto brilhando ao redor do veículo. Pouco depois, a equipe perdeu a comunicação com a espaçonave.
Missão lunar Artemis da NASA
Abastecer o combustível da espaçonave será fundamental para as missões de alto perfil da Starship no futuro. Quando a Starship fizer uma viagem à Lua no âmbito do programa Artemis da NASA, ela terá que ficar em órbita próxima à Terra enquanto a SpaceX lança veículos separados que transportarão apenas combustível para a espaçonave.
Para chegar à Lua, a SpaceX poderá ter que fazer mais de uma dúzia de viagens de reabastecimento. A SpaceX recebeu aprovação dos reguladores na quarta-feira (13) para realizar este último voo de teste.
O explosivo processo de voo de teste da SpaceX
Elon Musk disse estar mais confiante de que este voo será bem-sucedido em comparação com as tentativas de 2023. Um sucesso potencialmente forneceria à empresa dados cruciais que poderiam permitir que a Starship passasse para voos de teste mais difíceis.
“Não quero azarar, mas acho que a probabilidade de atingir a órbita é boa – 80%”, disse ele durante uma palestra recente postada nas redes sociais. “Certamente o terceiro voo é um foguete muito melhor do que os voos um ou dois.”
Ainda assim, os funcionários da SpaceX disseram repetidamente que a empresa não espera 100% de precisão nestes primeiros voos de teste.
“Todos esses testes de voo continuam sendo apenas isso: um teste. Eles não estão ocorrendo em um laboratório ou em uma bancada de testes, mas estão colocando hardware de voo em um ambiente de voo para maximizar o aprendizado”, disse a empresa em comunicado publicado em seu site.
“Esta abordagem de desenvolvimento rápido e iterativo tem sido a base para todos os principais avanços inovadores da SpaceX”, ainda acrescentaram.