Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    SpaceX: astronautas retornam de missão após seis meses em estação espacial

    Operando de forma autônoma, a espaçonave começou sua viagem de retorno de oito horas no início do dia com um voo de 90 minutos pela estação espacial

    Jackie Wattlesda CNN

    Quatro astronautas retornaram para casa na madrugada desta terça-feira (9) a bordo da espaçonave SpaceX Crew Dragon, encerrando a missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional.

    A jornada começou na segunda-feira, pouco depois das 14h00 horário do leste dos EUA (16h no horário de Brasília), quando os astronautas se amarraram na cápsula do Crew Dragon, que permaneceu presa à Estação Espacial Internacional desde que chegou com a tripulação em abril.

    Eles passarão o resto do dia a bordo da cápsula enquanto ela manobra em órbita. A cápsula está programada para cair na costa da Flórida, por volta das 22h30 de segunda-feira (0h30 de terça-feira pelo horário de Brasília).

    Problemas com o banheiro a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX deixarão os astronautas sem opção durante a viagem de volta para casa. Em vez disso, a equipe terá que confiar em “roupas íntimas” – ou seja: fraldas para adultos.

    A SpaceX descobriu pela primeira vez um problema com o banheiro de sua nave espacial em setembro, enquanto inspecionava uma cápsula diferente do Crew Dragon. A empresa descobriu que um tubo usado para canalizar a urina para um tanque de armazenamento descolou e estava causando um vazamento escondido sob o piso da cápsula.

    Depois de descobrir esse problema, os quatro astronautas que compõem a Crew-2 da SpaceX – Shane Kimbrough e Megan McArthur da NASA, o astronauta francês Thomas Pesquet da Agência Espacial Europeia e Akihiko Hoshide do Japão – foram solicitados a verificar se a cápsula do Crew Dragon tinha um edição. E assim foi.

    Durante uma entrevista coletiva conduzida remotamente da Estação Espacial na sexta-feira, McArthur disse que usar roupas íntimas em vez do banheiro é “abaixo do ideal”.

    “Mas estamos preparados para lidar com isso”, disse. “O voo espacial está cheio de pequenos desafios. Este é apenas mais um que encontraremos e cuidaremos em nossa missão, então não estamos muito preocupados com isso.”

    A espaçonave ainda deve ser segura para voar, se não um pouco menos confortável do que antes.

    Kimbrough, McArthur, Pesquet e Hoshide estão retornando à Terra antes que a próxima tripulação de astronautas consiga chegar à Estação para substituí-los. A NASA e a SpaceX esperam lançar outra missão do solo ainda esta semana.

    A próxima missão, chamada Crew-3, estava programada para decolar no último fim de semana, mas foi atrasada – primeiro por problemas climáticos e depois por um “pequeno problema médico” com um dos astronautas. A NASA disse na quinta-feira que espera que o problema médico seja resolvido antes da decolagem no final desta semana, e os funcionários da SpaceX e da NASA estão agora focados em encontrar uma boa oportunidade climática para o lançamento.

    A explosão de segunda-feira acontece depois que o CEO da SpaceX, Elon Musk, atacou no Twitter, desta vez fazendo uma referência sexual ao perseguir o senador Ron Wyden, do Oregon, que preside o Comitê de Finanças do Senado. Wyden, como muitos senadores democratas, tem defendido o fechamento de brechas legais que permitem a bilionários como Musk evitar o pagamento de impostos regulares.

    Wyden tuitou em apoio a um “Imposto de Renda dos Bilionários” depois que Musk fez uma pesquisa com seus seguidores no Twitter, perguntando se ele deveria vender 10% de sua participação na Tesla, o que viria com uma pesada conta de impostos. 58% dos entrevistados votaram “sim”.

    Mas, deve-se notar, Musk tem uma conta tributária de vários bilhões de dólares sobre opções de ações em breve.

    (Texto traduzido, leia original em inglês aqui)

    Tópicos