Solstício de verão: quando acontece e o que significa?
Fenômeno provoca o dia mais longo do ano e marca chegada da nova estação
Neste ano, o solstício de verão no hemisfério sul acontece na próxima sexta-feira (22). O evento marca a chegada de uma nova estação, mas também é conhecido pelo momento do ano em que o círculo polar Antártico está mais perto do Sol.
O fenômeno acontece devido à posição da Terra em relação ao Sol, e por conta do movimento de rotação dela em torno da estrela.
A Terra orbita em um ângulo inclinado, e durante metade do ano o Hemisfério Sul está inclinado em direção ao Sol – isto é, verão no Hemisfério Sul e inverno no Hemisfério Norte. Na outra metade do ano, o Hemisfério Sul fica afastado do Sol, criando inverno no norte e verão no sul.
Os solstícios acontecem duas vezes por ano, nos pontos da órbita da Terra onde essa inclinação é mais pronunciada. Estes dias são os mais longos (no hemisfério de verão) e os mais curtos (no hemisfério de inverno) do ano e marcam a mudança das estações para verão e inverno, respectivamente.
O que esperar?
O momento do solstício acontece em uma hora específica do dia, quando o hemisfério está no pico de iluminação.
As cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio estarão um pouquinho mais próximas do Sol do que aquelas acima do trópico. Por isso, o dia nos estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo, incluindo a capital, será um pouco mais longos do que nos demais estados do país.
Mas o dia será cerca de apenas um minuto mais longo, sobretudo se comparado ao dia anterior. Trata-se de um fenômeno astronômico, reflexo de uma série de outros fenômenos, como a rotação e translação, por exemplo.
Veja também: Nasa divulga imagem inédita de estrela “recém-nascida”
*Publicado por Iasmin Paiva, com informações de Agência Brasil.