Sol aparece em meio à fumaça em foto impressionante; veja
Fotógrafo explica que a poluição na atmosfera causada por incêndios atua como "filtro" para observar o astro
Em uma foto do pôr do sol da tarde deste domingo (25), é possível observar as manchas solares no astro do nosso sistema solar a olho nu, algo raro.
O fotógrafo responsável pelo clique, Gabriel Zaparolli, explicou à CNN como a fumaça na atmosfera permitiu o registro desse fenômeno em Jataí, município de Goiás.
“Como ontem ainda tinha muita fumaça pela região, proporcionou esse pôr do sol. Podendo observar as manchas solares sem a necessidade do uso de filtros solares, que é o recomendado nas observações astronômicas que nos fazemos”, explicou Zaparolli, que é especializado em astrofotografia.
Segundo ele, a poluição na atmosfera acaba agindo como um filtro: “É tanta fumaça no horizonte, tanta partícula de poeira, que elas acabam filtrando a luz solar que pode machucar os olhos e você acaba podendo observar a olho nu [as manchas solares].”
Para a imagem final, ele explicou ter sobreposto quatro cliques diferentes, que acompanham o Sol conforme ele desce no horizonte.
“A primeira foto é um compilado de 4 imagens tiradas com a Sony A7s2 e uma 300mm mostrando a trilha até o pôr do sol e como ele vai perdendo sua coloração ‘amarelada’ conforme chega mais próximo do horizonte”, escreveu na legenda da foto postada em seu Instagram, que também mostra os quatro cliques separados.
A fumaça em Goiás é resultado das queimadas dentro do próprio estado e em todo o país — a região amazônica e o interior de São Paulo também sofreram com incêndios e fumaça neste fim de semana.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça concentrada no céu é uma junção “das queimadas em áreas próximas e em todo o país, tempo seco e baixa umidade”.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que “o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas na região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se à fumaça produzida pelas queimadas em Goiás”.
A previsão do órgão é de que a fumaça se dissipa gradativamente até quarta-feira (28). No DF, o Inmet emitiu alerta laranja pela baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.
Catálogo reúne planetas mais esquisitos de fora do Sistema Solar