Salão do Automóvel de Paris abre para o público na sua 121ª edição; veja fotos
Marcas como Peugeot, Ford, Citroën e Renault estão presentes na feira, além de participações da Netflix e Warner Bros; evento acontece até o próximo domingo (23)
- 1 de 9
O carro elétrico Alpine A110 E-ternité. • Reprodução/Salão do Automóvel
- 2 de 9
O carro elétrico Alpine A110 E-ternité visto de frente. • Reprodução/Salão do Automóvel
- 3 de 9
Dacia apresentando um de seus lançamentos, o Dacia Manifesto. • Reprodução/Salão do Automóvel
-
- 4 de 9
Dacia Manifesto. • Reprodução/Salão do Automóvel
- 5 de 9
Porsche Carrera GT. • Reprodução/Salão do Automóvel
- 6 de 9
Roadster BC. • Reprodução/Salão do Automóvel
-
- 7 de 9
A "Batmoto", réplica em tamnho real da moto presente no jogo de RPG Gotham Knights. • Reprodução/Redes Sociais
- 8 de 9
- 9 de 9
Leapmotors T03.
-
O Salão Internacional do Automóvel 2022 de Paris (Mondial de L’Auto, em Francês), também conhecido como Paris Motor Show, comemora sua 121ª edição no Paris Expo Porte de Versailles.
O evento na capital francesa teve seu primeiro dia de programação restrita à imprensa na segunda-feira (17) e abriu para o público geral nesta terça-feira (18), com atividades que vão até domingo (23).
Em 2022, a feira vem com menos força, com a ausência de grandes fabricantes como Volkswagen e Mercedes-Benz, dando espaço para montadoras chinesas e locais. A atenção desta edição se volta para modelos de carros elétricos.
Marcas como Peugeot, Ford, Jeep, Citroën, Renault, L’Auto Concept estarão presentes com modelos de carros de vários tipos.
A produção de veículos totalmente elétricos – que dispensam o consumo de combustíveis fósseis – e híbridos neste ano quase dobrou com as vendas europeias da Renault. Fabrice Cambolive, diretor de operações da marca francesa presente no salão, afirmou que a presente desse tipo de veículo estará em 40% na Europa ainda em 2022.

A exposição acontece bienalmente em diferentes países e é considerada um dos salões automotivos mais importantes do mundo, reunindo lançamentos, melhorias e exposições raras de veículos das principais montadoras do mundo.
O Paris Motor Show 2016 recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes – e se tornou o evento automotivo o mais visitado do mundo. Em 2020, o evento não aconteceu por conta da pandemia do coronavírus.
Para a edição deste ano, o slogan escolhido foi “La révolution est en marche”, ou “a revolução está em curso”, em tradução livre. O pôster colorido representa, segundo a organização da exposição, “um vento de otimismo, com um novo olhar sobre o automobilismo”.

Participantes pouco convencionais participam dessa edição do Salão Internacional em Paris. Por ocasião do lançamento do filme “Bala Perdida 2”, a Netflix ocupa um hall para exibir os carros R21 e Mégane RS, em uma reprodução do set do filme.
A Warner Bros, por sua vez, expõe uma réplica em tamanho real da “Batmoto”, para divulgar o lançamento em 21 de outubro do jogo Gotham Knights.
Ver essa foto no Instagram