Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba como observar o primeiro eclipse lunar de 2024

    Visível no brasil, o evento astronômico acontecerá na madrugada de domingo (24) para segunda-feira (25)

    É importante prestar atenção nos horários pois é um eclipse de visualização mais difícil
    É importante prestar atenção nos horários pois é um eclipse de visualização mais difícil Nasa/Divulgação

    Giovana Christda CNN

    O primeiro eclipse de 2024 vai acontecer na madrugada deste domingo (24) para segunda-feira (25). O evento astronômico será visível a olho nu na maior parte das Américas, na metade oriental da Austrália, no Japão e nas partes ocidentais da África e da Europa.

    No Brasil, o eclipse começara às 01h53, atingirá seu máximo às 04h12 e terminará às 06h32, com o pôr da lua. No aplicativo Sky Tonight é possível ver os horários das fases do fenômeno com base em sua localização.

    É preciso prestar atenção nos horários, pois este será um eclipse lunar penumbral, em que a visualização é mais difícil em comparação com os totais. No ponto máximo, será perceptível uma sobra escura estará na frente da Lua.

    Os próximos eventos astronômicos de 2024 acontecerão em 8 de abril, eclipse solar total que não será visível no Brasil; 17 de setembro, eclipse lunar parcial que poderá ser visto nas Américas; e 2 de outubro, eclipse solar anular também visível nas Américas.

    O que é um eclipse lunar?

    São aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia.

    A sombra da Terra é dividida em duas regiões: umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e penumbra, que é iluminada por uma porção de raios solares. Por conta disso, os eclipses lunares podem ser de três tipos:

    • Eclipse lunar penumbral: Lua passa pela sombra mais clara da Terra, com pouca alteração de seu brilho a olho nu;
    • Eclipse lunar parcial: Parte da Lua alcança a umbra, que é a sombra terrestre mais escura;
    • Eclipse lunar total: Toda a Lua passa pela umbra, onde não há iluminação do Sol.