Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Robôs professores? “NAO” e “Pepper” são apresentados na SXSW EDU

    Na SXSW EDU, crianças têm um gostinho do futuro da sala de aula interagindo com robôs

    Crianças conhecem o "robô professor" na SXSW em Austin.
    Crianças conhecem o "robô professor" na SXSW em Austin. Reprodução/CNN

    Manuella Menezesda CNN

    Em Austin (Texas, EUA)

    A agenda principal do SXSW ainda não começou – onde Selena Gomez, Meghan Markle e Dev Patel, entre outros nomes – são esperados – mas a SXSW EDU Conference & Festival está a todo vapor.

    A feira paralela ao evento ocupa um dos salões do Centro de Convenções de Austin e reúne empresas com iniciativas inovadoras de ensino e aprendizado.

    E se motivar crianças – e adultos – de forma lúdica é estratégia certeira para manter o interesse na escola, a United Robotics Group saiu na frente por aqui. A empresa europeia levou “NAO” e o “Pepper” para interagir com o público e os dois viraram atração na feira.

    “NAO” nasceu em 2006, é francês e adora futebol – sim, os robôs já vêm com características e personalidade definidas. O humanoide, que é considerado como uma companhia de aprendizado, mostrou no SXSW que conseguia andar pra frente e para trás em uma espécie de jogo de amarelinha.

    Já “Pepper” é um professor assistente nascido em 2014, também francês, que gosta de dançar. Ele recebia os visitantes e se oferecia para explicar detalhes da empresa, se mostrava interessado em ajudar e saber o que cada um precisava, além de ser muito carismático.

    O robô possui a mesma tecnologia do ChatGPT para dar respostas mais amplas e, assim, não fica restrito às informações de sua empresa. A vantagem é que também estará sempre aprendendo, já que pode ser alimentado com novos dados.

    Ele já sabe, por exemplo, falar o básico de espanhol, que o Brasil fica na América do Sul e que é conhecido, entre outras coisas, pelas paisagens belíssimas.

    A dupla de humanoides pode servir como uma plataforma para os alunos aprenderem habilidades de programação e robótica, além de idiomas.

    “Pepper” também tem a missão de aliviar a demanda sobre professores respondendo dúvidas e corrigindo tarefas; e “NAO” ajuda autistas a desenvolverem melhor a interação com o ambiente, a capacidade de comunicação e a expressão de emoções.