Quando foi a última viagem à Lua e por que o programa lunar acabou?
Projeto Apollo foi cancelado em 1972, apenas três anos depois da primeira caminhada lunar
A Nasa planeja retomar suas missões tripuladas à Lua por meio do programa Artemis, que teve datas para possíveis pousos no satélite natural divulgadas nesta quinta-feira (5). Relembre abaixo quando foi a última viagem do ser humano à Lua e por que o programa lunar da agência espacial americana foi cancelado em 1972.
O programa Artemis já enviou uma sonda para testar alguns equipamentos espaciais na órbita lunar. Por meio dessa nova estratégia, a Nasa planeja levar o ser humano novamente à lua em 2027 — a primeira vez desde a década de 1970. Além dos EUA, a China também pretende realizar uma missão tripulada até 2030 e também já enviou algumas sondas para estudar o solo lunar.
O programa lunar dos Estados Unidos começou em 1961 com o programa Apollo, em uma corrida espacial intensa contra a Rússia. Após quase nove anos de desenvolvimento e avanços tecnológicos, a Nasa (agência espacial americana) conseguiu realizar uma missão de sucesso com a Apollo 11, em 1969.
Naquela missão histórica, Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na superfície lunar, seguido por seu companheiro Edwin “Buzz” Aldrin. Eles foram os primeiros seres humanos a pousarem em outro objeto cósmico.
Apesar de a Apollo 11 ter marcado a primeira vez que humanos pisaram na Lua, não foi a primeira vez que a civilização humana enviou missões até lá.
Mais de dez anos antes do pouso, os russos estavam liderando a corrida lunar, quando enviaram uma missão não tripulada que atingiu a superfície do corpo celeste.
“A Apollo 11 foi o ápice do programa Apollo e um enorme compromisso nacional dos Estados Unidos para derrotar a União Soviética em colocar pessoas na Lua”, é descrito na enciclopédia Britannica.
Primeira e última viagem à Lua
Em setembro de 1959, a União Soviética lançou a missão não tripulada Luna 2 em direção à Lua. A sonda atingiu a superfície lunar com sucesso apenas um dia depois.
Embora tenha colidido e se despedaçado no impacto, a conquista foi um marco científico, pois foi a primeira vez que uma tecnologia humana alcançou o solo do nosso satélite natural.
Pouco antes disso, em 1957, os russos também lançaram o primeiro satélite artificial, Sputnik 1, no espaço. A missão marcou o início da corrida espacial.
Na Apollo 8, os cientistas enviaram uma missão tripulada para a órbita do satélite, mas eles não chegaram a pousar naquele momento.
O programa da Nasa continuou com diversos pousos lunares até a Apollo 17, em 1972, quando o programa foi oficialmente cancelado.
Ao todo, 24 astronautas da agência espacial americana viajaram pela órbita da Lua e, desse total, 12 pisaram na superfície do objeto celeste.
Eugene Cernan e Harrison “Jack” Schmitt foram os últimos tripulantes a caminharem na Lua, quando a Apollo 17 marcou o fim da exploração lunar.
Em um vídeo clássico, Schmitt realiza um ato que não foi previamente informado à Nasa: ele joga seu pequeno martelo para o alto antes de embarcar no módulo lunar e retornar à Terra, como uma última despedida.
“Eles retornaram mais de 109 quilos de amostras e implantaram um conjunto de novos experimentos na superfície. [Cernan e Schmitt] fizeram descobertas surpreendentes e significativas”, a Nasa explica em publicação oficial.
Por que o programa lunar acabou?
A missão Apollo 18 chegou a ser planejada, mas foi cancelada quando a Nasa decidiu encerrar oficialmente o programa lunar.
O cancelamento não teve uma única razão, mas o principal motivo foi o fim da corrida espacial. Afinal, os Estados Unidos já haviam alcançado seu objetivo.
Essa disputa ganhou impulso com o famoso discurso do presidente John F. Kennedy, em 1961: “Escolhemos ir à Lua nesta década e fazer outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis”.
Em 1969, a missão foi oficialmente completada com a caminhada de Neil Armstrong e, em 1972, as missões tripuladas para a superfície lunar acabaram.
Outro grande motivo do cancelamento do programa foi o dinheiro.
Após o governo americano alcançar o objetivo, a Nasa passou a sofrer cortes de orçamento e teve que encerrar o programa antes do previsto; inicialmente, foram planejadas 20 missões.
Como o programa lunar era extremamente caro, a agência espacial deixou a ideia de missões tripuladas de lado por mais de 30 anos.
Nasa descobre campo elétrico fundamental para atmosfera da Terra