Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Protótipo de foguete Starship, da SpaceX, realiza o primeiro pouso em segurança

    Foguete sofreu quatro pousos mal sucedidos antes do teste em segurança da última quarta-feira (5)

    Reuters

    Um protótipo do foguete Starship da SpaceX voou para o céu do sul do Texas em um teste de lançamento em alta altitude na quarta-feira (5), depois voou de volta para a Terra para pousar com segurança pela primeira vez, após quatro tentativas anteriores de pouso de retorno terminarem em explosões.

    O feito foi um marco importante para a empresa privada de foguetes do bilionário magnata da tecnologia Elon Musk em seu desenvolvimento de um veículo de lançamento de carga pesada reutilizável para transportar astronautas e cargas úteis de grande porte para a Lua e Marte.

    A Starship SN15 decolou do local de lançamento da SpaceX em Boca Chica, no Texas, ao longo da Costa do Golfo e atingiu sua altitude máxima planejada de 10 quilômetros (6 milhas), então pairou momentaneamente no ar antes de voar de nariz para baixo sob controle aerodinâmico de volta à Terra.

    Manobrando-se de volta à posição vertical sob o impulso do foguete ao se aproximar do solo, o veículo de 16 andares e três motores desceu para um toque suave em seu trem de pouso.

    Uma transmissão de vídeo ao vivo do pouso mostrou chamas continuando a queimar na base do foguete depois que os motores foram desligados, mas um sistema automatizado de supressão de fogo direcionou um fluxo constante de água para a pista de pouso, eventualmente extinguindo o incêndio.

    Musk declarou sucesso no Twitter, postando uma mensagem concisa na linguagem sutil de vôo espacial: “Aterragem de nave estelar nominal!”

    Quatro voos de teste anteriores de protótipos de nave estelar – SN8 em dezembro, SN9 em fevereiro e SN10 e SN11 em março – todos decolaram com sucesso, mas explodiram em pedaços durante ou logo após o pouso.

    O foguete Starship completo, que terá 120 metros de altura quando combinado com seu propulsor superpesado de primeiro estágio, é o veículo de lançamento da próxima geração da SpaceX no centro das ambições de Musk de tornar as viagens espaciais humanas mais acessíveis e rotineiras.

    Um primeiro voo orbital de uma nave estelar está planejado para o final do ano. Musk disse que pretende voar com o bilionário japonês Yusaku Maezawa ao redor da lua com a nave estelar em 2023

    Tópicos