Profissionais de marketing já incorporaram IA na rotina, diz pesquisa
Empresas estão investindo em ferramentas principalmente para criação de conteúdo


Uma pesquisa apontou que a inteligência artificial (IA) já é utilizada por várias empresas, inclusive no ramo de marketing. Entre os entrevistados que atuam na área, 80% disseram já ter incorporado as ferramentas em seu dia a dia.
O investimento nesse tipo de tecnologia cresceu nos últimos anos, com gigantes como a Meta e a Microsoft alocando recursos para incorporarem funcionalidades automatizadas em seus produtos.
O estudo “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital” realizado pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) em parceria com a empresa Nielsen identificou que a decisão de usar a inteligência artificial ainda é recente, sendo 74% dos entrevistados ainda nos primeiros anos de uso e 41% a utilizando entre um e dois anos.
No marketing, tecnologias com IA são usadas principalmente para criação de conteúdo — que representa 71% do uso dos profissionais, na frente de análise de dados e insights, com 68%, e otimização de campanhas, com 53%.
Ao que indica a pesquisa, o investimento na inteligência artificial irá aumentar, já que 44% dos entrevistados disseram prever um aumento de orçamento na área, mesmo sem ter a estratégia definida.
Brasil está entre os países que mais usam inteligência artificial