Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Podemos descobrir pistas sobre formação de Marte e do sistema solar, diz astrônomo

    O astrônomo ainda afirmou que a escolha de fazer este estudo em Marte é devido ao estado mais conservado do planeta em relação à Terra, por exemplo

    Da CNN

    Em São Paulo

    O robô Perseverance fez uma pausa em outubro durante a conjunção solar, mas está de volta à investigação de rochas intrigantes na cratera de Jezero em Marte.

    Para o astrônomo da UFRJ Thiago Gonçalves, a expedição do robô é importante para que se possa descobrir pistas sobre a formação de Marte e, consequentemente, do sistema solar.

    “O robô Perseverance está agora em uma região que, supostamente, foi um lago no passado e, quando você tem uma região com água, há toda uma camada de detritos que tapa a formação geológica anterior. Então, ele abriu um buraco nessa primeira camada para tentar investigar um pouco dessa camada inferior, que deve ser mais representativa da formação original do planeta. Poderemos, talvez, descobrir pistas de como o planeta Marte se formou e, consequentemente, o sistema solar também”, afirmou Gonçalves.

    O astrônomo ainda afirmou que a escolha de fazer este estudo em Marte é devido ao estado mais conservado do planeta em relação à Terra, por exemplo.

    “Marte, de certa forma, está um pouco menos sujeito ao intemperismo que existe aqui na Terra. Por aqui, há muitos seres vivos e muitas plantas que acabam afetando bastante o ambiente. Marte, por sua vez, está mais preservado”, afirmou o astrônomo.

     

    (Publicado por Sinara Peixoto)