PlayStation completa 30 anos: conheça história de vingança e inovação do console
Lançamento do console em 1994 mudou o mercado de videogames
Em 3 de dezembro de 1994, há exatos 30 anos, a Sony lançava o primeiro PlayStation no Japão e dava início a uma revolução no mercado de videogames.
O console rapidamente se demonstrou um sucesso, sendo lançado no ano seguinte na América do Norte e Europa. A primeira versão do PlayStation vendeu mais de 100 milhões de unidades no mundo todo entre 1994 e 2006, unindo a novidade de games com gráficos 3D e o formato de CD-ROM, que permitia jogos muito maiores que os cartuchos.
A criação do console de videogame da Sony pode ser creditada a um homem, conhecido como o “pai do PlayStation”: Ken Kutaragi.
No entanto, é improvável que a história do PlayStation fosse a mesma caso um acordo entre Sony e Nintendo durante o início dos anos 1990 não tivesse terminado mal, impulsionando a competitividade de Kutaragi, que decidiu “se vingar” da empresa concorrente.
Conheça a história do PlayStation
No início dos anos 1990, a tecnologia de CD-ROM para jogos de videogame já se demonstrava como uma alternativa mais barata e mais eficiente que os cartuchos, permitindo a criação de jogos maiores.
Embora a Sony não tivesse muito interesse em se envolver na indústria dos jogos, considerada menos séria pelos executivos, Kutaragi convenceu a empresa a projetar uma entrada CD-ROM para o novo console da Nintendo – o Super Nintendo Entertainment System (SNES).
Conforme o acordo desenhado pelas duas empresas, caberia à Sony licenciar o software de CD-ROM e fabricar a mídia de CD, enquanto a Nintendo manteria o licenciamento e a fabricação de todos os cartuchos – um acordo considerado desfavorável pela Nintendo na época.
Durante um evento de tecnologia, o Consumer Electronics Show de 1991, a Sony anunciou publicamente a parceria entre as duas empresas para desenvolver uma entrada de CD-ROM no SNES. No mesmo evento, no entanto, a Nintendo contradisse o anúncio e afirmou ter fechado um novo acordo com a Philips para lançar um complemento CD-i com seu console.
O público e a imprensa ficaram surpresos com a reviravolta anunciada pela Nintendo, que rejeitou o acordo com a Sony horas após o anúncio da empresa.
Frustrado com o cancelamento de seus planos, Ken Kutaragi abordou o presidente da Sony na época, Norio Ohga, e convenceu a empresa a prosseguir com o desenvolvimento de seu próprio console de videogames. Em meio à irritação com as ações da Nintendo, a empresa deu o OK e permitiu que Kutaragi seguisse em frente.
Em 1994, a Sony lançou a primeira versão do PlayStation no mercado, mudando o mercado de videogames para sempre.
Número primo de 41 milhões de dígitos é descoberto por matemático