Peixes se olham no espelho para decidir se podem vencer uma luta
Estudo mostrou, pela primeira vez, um animal não humano demonstrando habilidades mentais que são elementos de autoconsciência
Em um experimento, um peixe bodião-limpador-de-faixa-azul (Labroides dimidiatus) se observou no espelho e analisou seu tamanho corporal antes de decidir de atacaria outros peixes que eram ligeiramente maiores ou menores do que ele. É os pesquisadores apontam em estudo publicado no Scientific Reports, na última terça-feira (11).
O trabalho mostrou, pela primeira vez, um animal não humano que demonstrou possuir alguns estamos mentais (como imagem corporal mental, padrões, intenções, objetivos), que são elementos de autoconsciência. A pesquisa foi liderada por pesquisadores da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão.
No ano passado, a equipe relatou que o bodião-limpador era capaz de se identificar em fotografias de si mesmo, com base em seu rosto e através do autorreconhecimento no espelho. No experimento recente, o comportamento do bodião-limpador de ir olhar no espelho, instalado em um tanque, quando necessário indicou a possibilidade de que os peixes estavam verificando seu próprio tamanho corporal em relação ao de outros peixes e para prever o resultado de lutas.
“Os resultados de que os peixes podem usar o espelho como uma ferramenta podem ajudar a esclarecer as semelhanças entre a autoconsciência humana e animal não humana e fornecer pistas importantes para elucidar como a autoconsciência evoluiu”, afirma Taiga Kobayashi, aluno de pós-graduação da OMU e líder do estudo, em comunicado à imprensa.